Topo

Geromel de volta e mais três motivos para ver Grêmio x Juventude no Gauchão

Pedro Geromel fará primeiro jogo após cirurgia no joelho durante pré-temporada do Grêmio - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Pedro Geromel fará primeiro jogo após cirurgia no joelho durante pré-temporada do Grêmio Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

28/02/2020 18h00

Resumo da notícia

  • Grêmio enfrenta o Juventude, na abertura do segundo turno do Campeonato Gaúcho, às 11h (Brasília) deste sábado
  • Renato Gaúcho deve escalar time reserva de olho na estreia pela Libertadores, terça-feira, contra o América de Cali
  • Equipe terá Pedro Geromel, recuperado de cirurgia no joelho, como uma das atrações
  • Jogo também tem como destaque os testes de Caio Henrique e Thiago Neves
  • Duelo ainda pode servir para mostrar nível físico do elenco após mudança de preparador

O Grêmio recebe o Juventude neste sábado (29), às 11h (horário de Brasília), na primeira rodada do segundo do Campeonato Gaúcho. Renato Gaúcho deve mandar a campo um time bem diferente do considerado ideal, por conta da estreia na Libertadores na próxima terça-feira. A partida, ainda assim, terá atrações — além de valer recuperação no estadual.

O UOL Esporte mostra quatro aspectos que poderão ser observados em campo.

Geromel

Pedro Geromel vai fazer a estreia na temporada. Recuperado após artroscopia no joelho, o camisa três entra em campo para ganhar ritmo e aos poucos chegar no time titular. A parceria com Paulo Miranda tem, no princípio, o mesmo conceito que tem dado certo com Kannemann: vigor físico para fazer balanço com velocidade e antecipação do cabeludo ex-Colonia-ALE.

Uma boa partida em Porto Alegre, principalmente do ponto de vista física, deve fazer Geromel ser liberado para atuar contra o América de Cali, fora de casa. O jogo diante dos colombianos abre a caminhada do Grêmio na Libertadores.

Caio Henrique

Lateral esquerdo mais desejado do mercado da bola após boa temporada no Fluminense, Caio Henrique fará o primeiro jogo pelo Grêmio desde o apito inicial. Uma apresentação boa deixará o jogador bem próximo de assumir a titularidade na posição.

Desde o ano passado, Bruno Cortez sofre contestação pelo jogo ofensivo. A constituição física do ex-Botafogo e Benfica, no entanto, é citada como argumento para sequência no time. Tudo pode mudar, em caso de bom desempenho do novo concorrente.

Thiago Neves

Contratado a pedido de Renato Gaúcho, e após longo processo de convencimento dos dirigentes, Thiago Neves já tem sofrido com as primeiras críticas em Porto Alegre. Jogar bem contra o Juventude, mostrar evolução física e ajudar o time a decidir o duelo, são condições vitais para que o camisa 10 evite acirramento de ânimos.

Prestes a completar 35 anos, Thiago Neves também será sinônimo de boa notícia pela ausência de Jean Pyerre. A carência do Grêmio de um meia articulador segue.

Fôlego do elenco

A troca de preparador físico, em meio à pré-temporada, deixou porta escancarada para dúvidas em relação ao fôlego do time. Márcio Meira voltou da Tailândia e assegura ter mantido os padrões do trabalho anterior, mas em campo o Grêmio deu sinais de defasagem. Contra Aimoré, Inter e Caxias — na reta final do primeiro turno do Gauchão, o time indicou perda de força ao longo das partidas.

No Gre-Nal, inclusive, chegou a ser dominado pelo Inter mesmo com um jogador a mais em campo. Reflexo da estratégia de Eduardo Coudet, mas também com margem para questionamentos sobre o nível físico do elenco.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X JUVENTUDE

Data e hora: 29/02/2020 (sábado), às 11h (horário de Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Transmissão na TV: PPV
Árbitro: Anderson Daronco
Auxiliares: Michael Stanislau e Maria Mastella Moreira

GRÊMIO: Paulo Victor; Orejuela, Paulo Miranda, Pedro Geromel e Caio Henrique; Darlan, Lucas Silva, Pepê, Thiago Neves e Thaciano; Luciano
Técnico: Renato Gaúcho

JUVENTUDE: Marcelo Carné; Samuel Santos, Genilson, Edcarlos e Eltinho; João Paulo, Marciel e Pedro Ken; John Lennon, Bruno Alves e Bruno Nunes
Técnico: Marquinhos Santos