Topo

Grêmio

Thiago Neves começa returno do Gauchão sob desconfiança no Grêmio

Thiago Neves ainda não começou uma partida como titular na temporada do Grêmio - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Thiago Neves ainda não começou uma partida como titular na temporada do Grêmio Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

27/02/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Thiago Neves disputou quatro partidas pelo Grêmio, mas nenhuma como titular.
  • O meia sofre com desconfiança da torcida, mas já está adaptado ao clube e poderá ser utilizado com maior frequência.
  • O Grêmio terá maratona de jogos entre Gauchão e Libertadores e precisará de todos.
  • Se Renato Gaúcho optar pela volta do sistema 4-2-3-1, Thiago Neves poderá começar contra o Juventude, sábado.

Thaigo Neves disputou quatro partidas pelo Grêmio, nenhuma como titular. Com 112 minutos em campo, o meia de 34 anos começa o returno do Gauchão sob desconfiança da torcida, mas já ambientado e em condições de vencer qualquer dúvida.

A chegada de Thiago Neves se deu pelo apreço de Renato Gaúcho. O treinador insistiu para que o clube investisse no meia, que se desligou do Cruzeiro. Tanto fez que conseguiu e está novamente trabalhando com o jogador que já havia comandado no Fluminense.

No entanto, a relação entre eles ainda não foi o suficiente para que Thiago recebesse mais oportunidades no time. Nas partidas que fez, ele sempre entrou no segundo tempo para ganhar ritmo de competição.

Foram 19 minutos contra o Esportivo, 35 diante do Aimoré, 38 no Gre-Nal e mais 20 na final do primeiro turno do Gauchão contra o Caxias.

Em entrevistas coletivas, Portaluppi cansou de pedir paciência para o aproveitamento dele, mas após estar totalmente integrado, o início do segundo turno do Estadual se apresenta como chance de vencer a desconfiança.

Até porque o Grêmio viverá uma maratona de jogos e precisará de todos. Com Jean Pyerre ainda voltando de lesão, Renato se viu obrigado a montar um sistema com três marcadores no meio-campo (Lucas Silva, Maicon e Matheus Henrique), mas esta não deve ser a tendência. A queda na Serra Gaúcha e o vice-campeonato mostraram a necessidade de voltar ao sistema que contava com mais atletas na linha de frente.

É nesta lacuna que Thiago Neves pode aparecer. Já neste sábado, contra o Juventude, o jogador deve ter a primeira chance desde o início, caso a esperada mudança de esquema ocorra.

"Não houve uma mudança assim gigantesca. O Renato optou por três e pede que um fique protegendo para dois saírem mais. É o que estamos acostumados a fazer. É uma adaptação. Mas quando não vem o resultado, muitas coisas surgem. O professor sabe o elenco que tem nas mão, sabe da qualidade de cada um. Se ele colocasse o time com três goleiros, é porque quer o melhor do Grêmio. Ele não está fazendo nada errado e quem entrar vai tentar dar o melhor para conquistarmos as vitórias", explicou Matheus Henrique.

Thiago Neves tem vínculo com o Tricolor até o fim do ano. O time azul, branco e preto abre o returno do Gauchão contra o Juventude, sábado, às 11h (de Brasília), na Arena.

Grêmio