Topo

Liga dos Campeões 2019/2020

Belletti: "Difícil acontecer algo tão extraordinário no Barça quanto Messi"

Novo Messi? Belletti não acredita que isso irá acontecer para o Barcelona - JOSEP LAGO/AFP
Novo Messi? Belletti não acredita que isso irá acontecer para o Barcelona Imagem: JOSEP LAGO/AFP

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

25/02/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Belletti conversou com o UOL Esporte sobre o Barcelona e o tamanho de Lionel Messi no clube.
  • "Acho difícil acontecer algo tão extraordinário quanto o Messi", disse o ex-lateral do time catalão.
  • Como jogador, Belletti conviveu com o início da carreira profissional do craque argentino, classificado pelo ex-lateral como "de outro planeta".
  • O pentacampeão mundial segue representando o Barcelona como embaixador.
  • O Barça, com Messi, entra em campo hoje (25), às 17h (de Brasília), para encarar o Napoli, pela Liga dos Campeões.

Lionel Messi hoje (25) joga na terra onde Maradona se tornou um rei fora da Argentina. Apartir das 17h (de Brasília), o craque encara o Napoli, em Nápoles, pela primeira eliminatória das oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa. Brilhar em uma das casas de "Dios" seria só mais um capítulo de sua história irretocável pelo Barcelona.

Sobre Barcelona e Messi, o UOL Esporte conversou com o ex-lateral e volante Belletti. Autor do gol do título do Barça na Champions de 2006, o pentacampeão mundial com a seleção brasileira atua como embaixador do clube catalão até hoje. Para ele, o Barça vai precisar se acostumar coma ideia de que, uma hora, o astro argentino vai parar e ele é —e, provavelmente, será— algo único na história.

"Encontrar o Messi não foi fácil. Fazer o que o Messi faz em alto nível não é fácil, e o Barcelona proporcionou isso para ele também, ambos tiveram crescimento. O Barcelona, como gosta do futebol bem jogado, vai continuar buscando [um novo Messi]. Acho difícil acontecer algo tão extraordinário quanto o Messi. Mas no futebol, como nada é impossível, quem sabe?", afirmou Belletti.

Belletti dividiu treinos e o dia a dia do início de trajetória do argentino há mais de 15 anos no time profissional e exalta os feitos do atleta seis vezes melhor do mundo pela Fifa, impressionado com a longevidade de Messi.

- Quer assistir ao vivo a todos os jogos da LaLiga transmitidos pela ESPN! Experimente o WatchESPN pelo UOL Esporte Clube!

Como jogador, o paranaense permaneceu no Barça de 2004 a 2007, período no qual atuou em mais de 100 jogos e conquistou cinco títulos (Liga dos Campeões 2006, Espanhol 2005 e 2006 e Supercopa da Espanha 2005 e 2006).

Por ter compartilhado o período vitorioso com Ronaldinho, responsável por elevar o patamar do Barça na década passada após anos sem títulos de expressão, Belletti entende o tamanho e valoriza ainda mais os feitos de Messi com a camisa da equipe espanhola.

Com o argentino como grande protagonista, o clube catalão tornou o futebol atraente algo sistematicamente vencedor com três títulos de Champions e de Mundiais, por exemplo.

"Messi conseguiu algo extraordinário no Barcelona: começou ali por 2004 e 2005, e nós estamos em 2020. É o jogador que em todas as temporadas jogou no mais alto nível possível do esporte, o que seria impossível de alguém repetir. É de outro planeta", elogiou Belletti, sem se esquecer de outros anos gloriosos do clube que hoje representa fora do gramado.

"Claro que existe um Barça antes do Messi, e tivemos vários craques, só para ficar em Romário, Rivaldo, Ronaldinho. Precisamos valorizar estes jogadores também", acrescenta Belletti, que é o representante das cores azul e grená no reality show Bravo!, que vai levar garotos para um período de treinos na Espanha.

Barcelona Belletti - Christophe Ena/AP Photo - Christophe Ena/AP Photo
Com este chute, Belletti deu o título da Liga dos Campeões de 2006 para o Barcelona
Imagem: Christophe Ena/AP Photo

"Jogador deve se adaptar ao estilo do Barcelona"

Belletti Legends Cup - Paulo Pinto/saopaulofc.net - Paulo Pinto/saopaulofc.net
Belletti é embaixador do Barcelona nos dias de hoje e representa o clube também no time de lendas
Imagem: Paulo Pinto/saopaulofc.net

Para o ex-lateral, Messi é um retrato do estilo 'cruyffiano' que domina o Barcelona há décadas. Pensando na própria experiência, Belletti defende que, acima de tudo, o atleta deve se adaptar ao modo de jogo do clube, caracterizado pela posse de bola, toques curtos e domínio do ritmo de jogo.

"Barça é o único time no mundo que tem um estilo próprio. Por mais que o resultado não venha, o Barcelona não muda o seu estilo de fazer um futebol atrativo, que jogadores e fãs admirem. Por mais que não seja o time que ganha a toda hora, dificilmente você vai ouvir dizer que o Barcelona jogou mal. Não tem que mexer este estilo", defende.

"O Barcelona até pode se adaptar ao estilo de um jogador específico, mas o fundamental é que o jogador se adapte ao estilo do Barcelona", finaliza o ex-lateral direito e dono de cinco títulos com a camisa azul e grená.