Topo

Palmeiras

Zé Rafael valida 'sacada' de Luxa e convence como volante pelo Palmeiras

Zé Rafael virou titular e foi elogiado pelo desempenho nas três vitórias seguidas do Palmeiras no Paulista - Cesar Greco/Ag. Palmeiras
Zé Rafael virou titular e foi elogiado pelo desempenho nas três vitórias seguidas do Palmeiras no Paulista Imagem: Cesar Greco/Ag. Palmeiras

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

24/02/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Zé Rafael virou volante e participou das três vitórias consecutivas do Palmeiras como titular.
  • O "ex-meia" teve o desempenho elogiado pelo parceiro de setor, Bruno Henrique, um dos titulares absolutos da equipe de Luxemburgo.
  • "Zé Rafael é um cara dinâmico e está jogando muito bem no meio ali", declarou Bruno Henrique após a vitória sobre o Guarani.
  • Com as três vitórias seguidas, o Palmeiras tem a segunda melhor campanha do Paulistão, apenas atrás do Santo André.

Há um personagem discreto, mas importante para as três vitórias consecutivas do Palmeiras no Campeonato Paulista. Recuado por Vanderlei Luxemburgo e titular diante de Ponte Preta, Mirassol e Guarani, Zé Rafael se fixou entre os 11 ideais do treinador veterano e já convence na nova função, mais defensiva em relação à qual se destacou e foi contratado pelo clube alviverde.

Meia ofensivo de destaque pelo Bahia no Campeonato Brasileiro de 2018, Zé Rafael chegou ao Palmeiras para exercer o mesmo papel. No ano passado, contudo, não emplacou e começou 2020 como reserva. Bastaram os primeiros testes de Luxemburgo e a determinação sobre uma nova função para o meio-campista se fixar na equipe.

Zé Rafael virou titular na melhor fase palmeirense deste início de temporada. Contra o Guarani, o camisa 8 atuou ao lado de Bruno Henrique, dono de uma das posições no meio-campo.

O entrosamento rápido foi destacado pelo ex-capitão palmeirense, que, diante do time de Campinas, atuou os 90 minutos de um jogo pela primeira vez no ano —Bruno se lesionou ainda na pré-temporada e só estreou no Paulista na quinta rodada.

"Zé Rafael é um cara dinâmico e está jogando muito bem no meio ali. [Contra o Guarani], joguei um pouco mais recuado, mas subia quando tinha a oportunidade, e o Zé ou o Raphael Veiga ficavam na contenção. É bacana ter esta dinâmica e fazer o que o Vanderlei [Luxemburgo] está pedindo, atacando verticalmente. Estamos crescendo", comemorou Bruno Henrique.

As três vitórias consecutivas com Zé Rafael em campo elevaram o patamar do Palmeiras no Paulistão. Com 16 pontos, a equipe possui a segunda melhor campanha, apenas atrás do Santo André, justamente o líder no grupo palmeirense (B).

Zé Rafael - Rebeca Reis/AGIF - Rebeca Reis/AGIF
Zé Rafael se tornou titular do Palmeiras e tem sido importante para Luxemburgo
Imagem: Rebeca Reis/AGIF

O embalo ocorre justamente quando Luxemburgo começa a definir a equipe. O setor de meio-campo tem Bruno Henrique e Zé Rafael, assim como o ataque conta com Willian promovido ao time titular. O desempenho e os resultados são comemorados pelo camisa 19.

"Desde quando chegou, o Luxemburgo vem pedindo isso, principalmente essa alternância entre os volantes. Estamos entrando no ritmo de jogo e na dinâmica que queremos, estamos fazendo isso. Ainda é um processo, vamos jogando, aprendendo o que o treinador está pedindo. Ficamos felizes pelos três jogos bons que ganhamos, estamos crescendo como equipe", acrescentou Bruno Henrique.

O Palmeiras retorna ao trabalho hoje (24) depois de três dias de folga. Vanderlei Luxemburgo e a comissão técnica liberaram os jogadores para curtir um pouco do Carnaval depois da vitória sobre o Guarani. O próximo compromisso está marcado para o dia 29, às 16h (de Brasília), contra o Santos, fora de casa.

Palmeiras