Topo

Mesmo reserva, Jesus brilha no City e é o artilheiro da seleção na Europa

Gabriel Jesus é abraçado por Pep Guardiola depois de marcar o gol da vitória do Manchester City - Eddie Keogh/Reuters
Gabriel Jesus é abraçado por Pep Guardiola depois de marcar o gol da vitória do Manchester City Imagem: Eddie Keogh/Reuters

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

22/02/2020 19h03

Resumo da notícia

  • Gabriel Jesus saiu do banco do Manchester City, decidiu a partida contra o Leicester e chegou a 17 gols na temporada.
  • Nenhum dos atacantes da seleção na Europa tem tido uma temporada mais goleadora.
  • Neymar, a grande estrela brasileira, tem 16 e pode retomar a ponta neste domingo (23)
  • Jesus participou de 16 gols (12 anotados e 4 assistências) nos últimos 17 jogos do City.
  • Camisa 9 do City e de Tite é um dos melhores brasileiros em desempenho na Europa.

A disputa por uma vaga de titular no Manchester City é ingrata. Afinal, Sergio Agüero é o maior goleador da história do clube e ainda se encontra no mais alto nível. Entretanto, Gabriel Jesus alcança números expressivos mesmo como reserva da equipe de Pep Guardiola. Ontem (22), o centroavante decidiu a partida contra o Leicester City e se colocou como o goleador brasileiro entre aqueles que atuam nas principais ligas europeias.

O gol do 1 a 0 fora de casa, que fez o City abrir vantagem sobre o adversário na briga pelo vice-campeonato da Premier League, foi o 17º de Jesus na temporada. Neymar, o grande nome do futebol brasileiro e que enfrentou lesões, soma 16 e pode retomar a ponta neste domingo (22), caso reencontre as redes rivais no duelo contra o Bordeaux, pelo Francês.

Outros dois nomes importantes no cenário da seleção brasileiro se encontram ainda mais atrás de Jesus no número frio dos gols. Titular incontestável do Liverpool e dono de características diferentes a do camisa 9 do City, Roberto Firmino anotou nove gols. Já Richarlison, nome importante do Everton, balançou a rede 11 vezes na temporada.

A artilharia absoluta entre os atacantes brasileiros se ratificou por um 2020 goleador. São seis gols em 10 partidas neste ano. Pegando o recorte dos últimos 17 compromissos, foram 12 gols e quatro assistências. Ou seja, Jesus produz direta ou indiretamente quase um gol por jogo para a equipe de Guardiola.

A evolução no jogo aumenta o reconhecimento de Gabriel Jesus dentro do futebol inglês. Autor de 62 gols pelo Manchester City, o atacante foi descrito por Owen Hargreaves, ex-meia do Manchester United e comentarista da Premier League, como o "melhor atacante reserva do mundo".

O próprio Gabriel Jesus se satisfaz com a evolução no próprio jogo, como deixou claro em entrevista concedida depois de decidir a partida para o Manchester City. O time de Guardiola soma 57 pontos, sete a mais do que o Leicester. O líder da Premier League é o Liverpool, com 76.

"Estou muito feliz, porque no jogo passado tive quatro chances e errei. Em duas, eu nem chutei. Então hoje entrei e na segunda chance pude marcar. Isso é maravilhoso para mim, parece que eu melhorei. Acertei o chute, estou muito feliz", afirmou o atacante brasileiro.