Topo

Haaland ofusca Neymar e bate recorde para Borussia abrir vantagem na Liga

Haaland comemora seu segundo gol sobre o PSG na partida de ida das oitavas da Liga dos Campeões - DeFodi Images/Colaborador
Haaland comemora seu segundo gol sobre o PSG na partida de ida das oitavas da Liga dos Campeões Imagem: DeFodi Images/Colaborador

Do UOL, em São Paulo

18/02/2020 20h01

O norueguês Erling Haaland, de apenas 19 anos, mostrou mais uma vez que é uma máquina de fazer gols. O atacante marcou os dois gols da vitória por 2 a 1 do Borussia Dortmund sobre o Paris Saint-Germain, na Alemanha, pela partida de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões. Com o desempenho de hoje (18), Haaland estabeleceu marcas importantes por sua precocidade e ofuscou Neymar, embora o brasileiro tenho ida às redes também no seu tão aguardado retorno.

O show do camisa 17 do Dortmund começou no segundo tempo. Ele abriu o placar ao mostrar oportunismo na pequena área em uma bola que sobrou. Depois de ver Neymar empatar o jogo, acertou um chute forte de esquerda da entrada da área, sem chance alguma para o goleiro. A assistência foi do atacante americano Giovanni Reyna, que é ainda mais jovem: tem 17 anos.

O craque brasileiro, por sua vez, atuou mais fora da área, sem tanta velocidade, com o objetivo de armar o PSG. No lance do gol, Neymar leu bem a jogada e se posicionou com perfeição para escorar um cruzamento rasteiro de Mbappé, que atropelou os defensores do time alemão em subida pela direita.

Artilheiro precoce e em alta

O desempenho decisivo pelo time alemão nesta terça levou Haaland de volta à artilharia da atual edição da Liga dos Campeões, empatado com Robert Lewandowski, do Bayern de Munique. Agora, são dez gols em sete partidas —as seis primeiras foram disputadas pelo Red Bull Salzburg, da Áustria.

Contratado em janeiro deste ano, Haaland se adaptou rapidamente ao Borussia Dortmund. E mostrou isso logo na estreia pelo novo clube, com três gols na vitória por 5 a 3 sobre o Augsburg, pelo Campeonato Alemão. No total, o atacante já fez 11 gols em apenas sete partidas, com média de 1,57 gol por jogo, superior à registrada no ex-time.

O início fulminante na Liga dos Campeões fez Haaland quebrar recordes. Ele é o jogador que chegou à marca de dez gols com menos partidas desde 1992, ano em que a competição passou a ter o nome atual. Atrás dele, por exemplo, estão Adriano, Firmino e Mané (11 jogos), Inzagui, Yedder e Kane (12), Weah, Drogba e Doumbia (13), além de Ronaldinho e Benzema (14). A informação é do MisterChip.

A partida de volta entre Dortmund e PSG está marcada para o dia 11 de março, em Paris. Para avançar às quartas de final, o PSG precisa vencer por 1 a 0. Se derrotar o Borussia por 2 a 1, a decisão será nos pênaltis. Outros triunfos por um gol de diferença dão a vaga para o time alemão.

Confira os números de Haaland na temporada

Jogos: 29
Gols: 39
Média: 1,34

Pelo Borussia Dortmund
Jogos: 7
Gols: 11
Média: 1,57

Pelo Red Bull Salzburg
Jogos: 22
Gols: 28
Média: 1,27

Na Liga dos Campeões
Jogos: 7
Gols: 10
Média: 1,42