Topo

São Paulo

Entenda o que falta para Antony jogar pelo SPFC antes de ir para o Ajax

Antony, atacante do São Paulo - Marcello Zambrana/AGIF
Antony, atacante do São Paulo Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

José Eduardo Martins

Do UOL, em São Paulo

18/02/2020 04h00

O São Paulo acertou a venda de Antony para o Ajax na última semana. Como consequência, o jogador não disputou o clássico com o Corinthians no sábado e não participou do treino de ontem (17), no CT da Barra Funda. Ainda assim, porém, o Tricolor paulista espera utilizar o jovem no Campeonato Paulista e na primeira fase da Copa Libertadores. Tal situação deve ser definida nos próximos dias.

O atleta deve realizar os exames médicos solicitados pelo Ajax nesta semana, na capital paulista. Assim que os resultados forem fornecidos, o time do Morumbi vai enviá-los para a Holanda. Com a aprovação do departamento médico do Ajax, Antony estará liberado para assinar o contrato com os estrangeiros. Na sequência, poderá ser produzido o contrato de seguro do atleta.

Assim, caso qualquer eventualidade com o jogador aconteça, ele, o Tricolor e o Ajax estarão cobertos. Desta maneira, o atacante poderá defender o São Paulo com tranquilidade. O valor do seguro será pago pelo clube holandês. Até todo o procedimento ser encerrado, ele sequer deve treinar com os demais companheiros. Para evitar choques ou qualquer lesão. Ontem, por exemplo, ele foi para o gramado de tênis e só acompanhou o trabalho dos colegas.

Como a janela de transferências para a Holanda está fechada e a próxima temporada europeia só terá início a partir de agosto, o jogador deve deixar o Tricolor no segundo semestre. Ou seja, ele poderia disputar até as oitavas de final da Copa Libertadores, caso o São Paulo obtenha a vaga para a etapa eliminatória.

No entanto, existe ainda a possibilidade de Antony ser convocado para defender a seleção olímpica. Neste cenário, ele vai precisar deixar o time do Morumbi já no fim de junho. Ainda assim, o atacante poderia até jogar a Libertadores e algumas rodadas do Campeonato Brasileiro, além do Estadual.

Com problemas financeiros, o São Paulo definiu a venda de Antony na última semana e não pretende ir ao mercado da bola para buscar um outro jogador. O clube fechou 2019 com um déficit de R$ 180 milhões. Neste ano, o Tricolor paulista chegou até a atrasar salários.

Os holandeses fizeram proposta por Antony no início deste ano, sendo que já tinham demonstrado interesse no jogador desde 2019. Porém, o Tricolor paulista achava que o jovem iria se valorizar ainda mais após o Torneio Pré-Olímpico e que o Ajax aumentaria a sua oferta — como aconteceu na última semana.

São Paulo