Topo

Ônibus com torcida do Barcelona de Guayaquil cai em penhasco e deixa mortos

Polícia e equipes de resgate trabalham após acidente com ônibus que levava torcedores do equatoriano Barcelona, após partida da Libertadores, em Lima - AFP
Polícia e equipes de resgate trabalham após acidente com ônibus que levava torcedores do equatoriano Barcelona, após partida da Libertadores, em Lima Imagem: AFP

Do UOL, em São Paulo

15/02/2020 16h40

Um ônibus que levava torcedores do Barcelona de Guayaquil caiu de um penhasco de 15 metros de altura na manhã deste sábado (15), em Piura, no Peru. O acidente deixou, pelo menos, oito mortos. A informação foi confirmada pelo Ministério da Saúde peruano.

"Ônibus que transportava membros da torcida do Club Barcelona de Guayaquil caiu de um penhasco. Os feridos foram levados a hospitais próximos. Até o momento, há oito mortos", informou a organização pelo Twitter.

O grupo voltava de Lima após assistir ao confronto entre o clube e o Sporting Cristal, que aconteceu na última quinta-feira (13) pela Libertadores. O Barcelona se manifestou:

Segundo o jornal local El Regional Fiura, o ônibus vinha de Lima perdeu o controle entre as cidades de El Alto e Organos, na Panamericana Norte, no litoral. A principal hipótese levantada pela investigação, até o momento, de acordo com o veículo, é a de que o motorista teria dormido ao volante.

Contudo, de acordo com o depoimento de um sobrevivente, o motivo do acidente foi excesso de velocidade. Ele afirma que conseguiu proteger a cabeça com as mãos e deixou os braços e ombros expostos.

Havia, no veículo, cerca de 48 pessoas, de idades entre 19 e 45 anos. Quarenta pessoas ficaram feridas. Entre elas, quatro, cujos quadros são mais graves, serão encaminhadas para um hospital em Tumbes, no Peru.

Em novembro do ano passado, o UOL Esporte passou pela mesma estrada, a Panamericana, até de Lima. Na ocasião, a equipe cobriu a final da Libertadores, entre Flamengo e River Plate. No trecho entre Nazca e Ica, o motorista do ônibus afirmou à reportagem que a estrada era um das mais perigosas do continente sul-americano. O acidente aconteceu na parte norte da rodovia, que vai de Lima até a fronteira com o Equador.

Lista -  -

Libertadores

O Barcelona de Guayaquil disputa as fases preliminares da Libertadores. Em janeiro, eliminou o Progreso, do Uruguai, após duas vitórias. Na segunda fase, enfrentou o Sporting Cristal, de Lima. No primeiro jogo, em Guayaquil, o Barceçlona venceu por 4 a 0. Na capital do Peru, perde por 2 a 1, mas obteve a classificação - o Cerro Porteño, do Paraguai, será o adversário. A estreia do Campeonato Equatoriano está marcada para amanhã (16), contra o Técnico Universitario, como mandante. Até agora a Federação local não se manifestou sobre um possível adiamento do jogo.

Em nota, a Federação Equatoriana de Futebol "expressa seus maiores condolências a os familiares e amigos de torcedores do Barcelona Sporting Club mortos hoje no Peru. Desejamos também uma rápida recuperação dos torcedores feridos".

Bombeiros trabalham no resgate de vítimas de acidente de ônibus com torcedores no Peru -  -