Topo

Velhos concorrentes, Rodrigo Caio e Gustavo Henrique se unem na zaga do Fla

Zagueiros Rodrigo Caio e Gustavo Henrique podem formar parceria no Flamengo - Colagem de fotos de Alexandre Vidal / Flamengo
Zagueiros Rodrigo Caio e Gustavo Henrique podem formar parceria no Flamengo Imagem: Colagem de fotos de Alexandre Vidal / Flamengo

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

15/02/2020 16h00

Antes rivais no futebol paulista, Rodrigo Caio e Gustavo Henrique podem formar dupla de zaga titular pela primeira vez no Flamengo na partida deste domingo, contra o Athletico-PR, duelo que vale a Supercopa do Brasil. A parceria será inédita, uma vez que pode ser a estreia de Rodrigo Caio na temporada, após se recuperar de um corte no joelho direito.

Crias da base do São Paulo e Santos, respectivamente, Rodrigo Caio e Gustavo Henrique pertencem a uma mesma geração e tiveram trajetórias parecidas, tendo passagens pela seleção brasileira de base e até conquistas de medalha —Rodrigo Caio esteve no ouro da Olimpíada Rio 2016, enquanto Gustavo Henrique no bronze do Pan de Toronto, em 2015.

Então rivais, eles estiveram em lados opostos no "San-São" em cinco oportunidades, entre Campeonato Paulista, Brasileiro e Copa do Brasil. Melhor para Gustavo Henrique, que nunca perdeu. Foram quatro vitórias e um empate.

Neste período, a diretoria do São Paulo chegou a pensar em Gustavo Henrique como reforço — especialmente quando Rodrigo Caio era uma constante no noticiário do mercado da bola. Mas a venda de Rodrigo demorou, e o clube do Morumbi nunca chegou a ir atrás para valer do santista.

Rodrigo Caio celebra gol pelo São Paulo e Gustavo Henrique, pelo Santos. Os dois estão hoje no Flamengo - Colagem de fotos de Rubens Chiri/São Paulo e Fernanda Luz/AGIF - Colagem de fotos de Rubens Chiri/São Paulo e Fernanda Luz/AGIF
Imagem: Colagem de fotos de Rubens Chiri/São Paulo e Fernanda Luz/AGIF

Rodrigo Caio chegou à Gávea no começo do ano passado, tendo sido um dos principais nomes das conquistas do Brasileiro e Libertadores. Já Gustavo Henrique foi contratado nesta janela de transferência —à época, Pablo Marí ainda fazia parte do elenco. O espanhol foi negociado junto ao Arsenal, da Inglaterra.

A briga no setor conta ainda com Léo Pereira, que estava no Athletico-PR. O jogador, porém, não está à disposição para esta partida por conta de uma lesão na coxa esquerda.

GOL MARCANTE

Ano passado, Rodrigo Caio anotou um gol que ficou marcado no confronto entre Flamengo e Athletico-PR. Pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro, no Maracanã, o time da Gávea, então comandado por Abel Braga, perdia por 2 a 1. Bruno Henrique deixou tudo igual aos 44 do segundo tempo e Rodrigo Caio, aos 50, virou o jogo, decretando o triunfo do Fla.

DÚVIDA E ALÍVIO

A presença de Gustavo Henrique na partida se tornou uma incógnita. Relacionado, o jogador teria de cumprir uma suspensão referente a uma punição recebida ainda nos tempos de Santos. O Flamengo, porém, conseguiu converter a pena e o jogador está liberado