Topo

Fora da Libertadores, Corinthians 'ganha' calendário para afirmar nova cara

Tiago Nunes, técnico do Corinthians, durante do time nesta temporada - Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians
Tiago Nunes, técnico do Corinthians, durante do time nesta temporada Imagem: Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians

Diego Salgado e Samir Carvalho

Do UOL, em São Paulo (SP)

14/02/2020 04h00

O Corinthians ficou em clima de velório logo após a eliminação na Copa Libertadores da América, diante do Guaraní-PAR, na última quarta-feira (12), na Arena. No entanto, o clube paulista agora começa a enxergar o que pode favorecer o time para a sequência da temporada com a queda precoce na competição continental.

O calendário a favor é o principal fator positivo na eliminação. Isso porque o Corinthians tem agora uma leve agenda para consolidar a nova cara do time sob o comando do técnico Tiago Nunes. Após anos e anos priorizando a retranca defensiva para conquistar títulos, o Alvinegro agora adota um futebol ofensivo e bastante vertical em direção ao gol do adversário.

Fora da Libertadores e também da Copa Sul-Americana, o Corinthians só voltará a atuar no meio de semana no mês de abril. Com isso, Tiago Nunes terá "seis meios de semana livres" para fazer o elenco entender a nova filosofia de jogo do time.

O Corinthians disputará apenas sete partidas em 51 dias. Neste mês, o Alvinegro joga clássico contra o São Paulo no próximo sábado (15) e Água Santa (22), fora de casa, e Santo André (29), na Arena. Em março são apenas três jogos: Novorizontino fora e Ituano e Palmeiras em casa, todos pelo Campeonato Paulista.

Em abril, o Corinthians começa a jogar um pouco mais. Além do duelo com o Oeste na fase de grupos, o Timão pode iniciar a disputa das finais do Paulistão. A fase de quartas de final ocorre dias 4 ou 5 de abril em jogo único, enquanto a semifinal acontece no 11 ou 12 de abril, também em jogo único. Já as finais serão disputadas nos dias 19 e 26 de abril.

A estreia do Corinthians na Copa do Brasil vai acontecer somente após a disputa do Paulistão. A estreia pode ocorrer no dia 29 de abril, já nas oitavas de final da competição. Poucos dias depois, o Alvinegro estreia no Campeonato Brasileiro, diante do Ceará, no dia 2 de maio, na Arena.