Topo

Flamengo valida estratégia de Jesus por 60 minutos antes de jogar Supercopa

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

13/02/2020 04h00

Ao tratar o Campeonato Carioca como parte integrante da pré-temporada, o técnico Jorge Jesus, do Flamengo, colocou os titulares em campo após apenas oito dias de treinos, arriscou alguns créditos obtidos em 2019 e viu sua estratégia dar resultado até aqui. Agora já é hora de jogar por troféus.

A largada rubro-negra foi com os garotos da base e a tendência era que os jovens jogassem toda a Taça Guanabara. O Mister reviu seus conceitos e decidiu colocar os astros à prova. Com triunfos sobre Resende, Madureira e Fluminense, a equipe trocou a defasagem da parte física pelo talento para garantir lugar na semifinal local.

"Foi o nosso terceiro jogo, ainda não estamos no nosso melhor. Queremos alcançar nossos objetivos. Sabemos que não estamos no nosso melhor técnica e fisicamente, mas alcançamos a meta", pontuou o volante Willian Arão.

A atuação rubro-negra durante cerca de 60 minutos na vitória por 3 a 2 sobre o Fluminense foi festejada por todos, mas é consenso de que a equipe ainda está no início da caminhada de um ano que promete muitas disputas. Contra o Tricolor, um avassalador Flamengo abriu 3 a 0, mas viu o rival assustar e quase chegar ao empate.

O lateral Filipe Luís não negou o peso do cansaço, mas ressaltou que a mudança de comportamento da equipe quase custou caro: "Fizemos 60 minutos excelentes. A partir do momento em que tiramos o pé do acelerador, o time sente. Não é uma questão física, é mental. Tomamos um gol e complicou, mas ainda tivemos chances de fazer o quarto".

No aguardo de Boavista ou Volta Redonda, possíveis finalistas da Taça Guanabara, o Fla vira a chave e vira sua atenção para Brasília, local da decisão da Supercopa. No domingo (16), a equipe encara o Athletico, 11h, em Brasília (DF), no Mané Garrincha. O troféu está sendo tratado com toda a seriedade no clube.

"Jogar em Brasília é como se fosse no Maracanã. O apoio será incondicional, vai ser igual. E será nossa primeira final do ano", ponderou Jorge Jesus.

Após definir a conquista diante dos campeões da Copa do Brasil, o Rubro-Negro encara uma nova jornada inédita. Sem a taça da Recopa Sul-Americana em sua sala de troféus, o Rubro-negro vai da capital federal até Quito (EQU) para encarar o Independiente del Valle, dia 19. O duelo decisivo será no Maracanã, dia 26 de fevereiro. Se os sonhos rubro-negros se cumprirem, o time dará três voltas olímpicas em dez dias.