Topo

Rodrygo, Vini Júnior e Jesus: veja quem tem idade para estar em Tóquio-2020

Rodrygo e Vinicius Junior têm idade para disputarem a Olimpíada dentro do limite de idade - Dean Mouhtaropoulos/Getty Images
Rodrygo e Vinicius Junior têm idade para disputarem a Olimpíada dentro do limite de idade Imagem: Dean Mouhtaropoulos/Getty Images

Danilo Lavieri

Do UOL, em Bucaramanga

11/02/2020 04h00

Com a vaga garantida em Tóquio-2020, o Brasil agora pensa em qual será o time que vai brigar pelo bicampeonato olímpico. Além dos nomes que já disputaram esse Pré-Olímpíco, a geração de atletas que nasceram a partir de 1997 tem diversos jogadores que já são estrelas pelo mundo e teriam idade para estarem na convocação de André Jardine.

Gabriel Jesus, por exemplo, teria condições de ir para a sua segunda Olimpíada. Convocado com frequência por Tite, o atacante do Manchester City ainda tem 22 anos e cumpre os requisitos. Também jogando na Premier League, Richarlison, do Everton, é outro que poderia ser chamado para compor o ataque.

Na Espanha, só o Real Madrid tem três jogadores com condições de disputar o ouro olímpico: Eder Militão, Vinicius Junior e Rodrygo poderiam ser convocados por Jardine fora da cota dos atletas acima da lista de 23 anos. Eles ainda receberão a companhia de Reinier, que já esteve no Pré-Olímpíco.

Lucas Paquetá, do Milan, David Neres, do Ajax, e Gerson, do Flamengo, são outros nomes que têm idade olímpica. A lista fica ainda maior com os nomes que André Jardine gostaria de ter convocado já para esta competição na Colômbia, mas não conseguiu liberação dos clubes.

Emerson (do Betis), Ayrton Lucas (Spartak), Gabriel (Lille) e Ibañez (Atalanta), foram chamados, mas, depois, cortados. Walce (São Paulo) se lesionou. Lyanco (Bologna), Luiz Felipe (Lazio) e Renan Lodi (Atlético de Madri) eram desejos de Jardine, mas ficaram fora porque os clubes haviam avisado que não os liberariam.

Além da complicação por uma liberação por não ser uma data Fifa, o Brasil ainda precisará resolver internamente a questão de prioridade. Antes da Olimpíada, haverá uma convocação para a disputa da Copa América. Neste caso, os clubes são obrigados a ceder os atletas porque a competição está marcada no calendário da Fifa.