Topo

Inter busca mais 'cara' de Libertadores com série invicta no Beira-Rio

Ricardo Duarte/Inter
Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

11/02/2020 04h00

O Internacional recebe a Universidad de Chile hoje (11), pela fase preliminar da Libertadores, de olho na classificação e em algo mais. Depois do empate sem gols em Santiago, na semana passada, o time de Eduardo Coudet precisa vencer para seguir no torneio e o triunfo também vai ajudar o time a ganhar a cara do treinador ao agregar ainda mais o espírito da competição.

A estatística deve ajudar. O clube gaúcho não perde na Libertadores como mandante há oito anos. O último revés foi para o Peñarol, que acabou decidindo o título de 2011 com o Santos.

Inter e La U se enfrentam no estádio Beira-Rio, às 19h15min (horário de Brasília). O jogo, aliás, é a primeira decisão do clube em casa na temporada.

Uma decisão precoce, mas que vem a calhar. Com novo treinador e ambição de quebrar paradigma dos últimos anos, o Internacional pretende aproveitar o ambiente do estádio para injetar no elenco cheio de mudanças uma dosagem alta de Libertadores.

Em 2019, o Inter voltou à Libertadores depois de quatro anos e admite que sentiu. O fardo de retornar ao torneio já passou, contudo, falta dar um estilo mais competitivo ao time que ainda não perdeu nesta temporada.

"Libertadores é diferente, não é como o torneio gaúcho. Futebol não te dá tempo. A gente não pode dar brecha. O preço que a gente pode pagar por não estar focado, mentalmente concentrado, pode ser muito alto", disse D'Alessandro.

A série invicta do Inter no Beira-Rio como mandante é um importante trunfo. Ao lado da torcida, o clube passou pela fase preliminar de 2012, ao eliminar o Once Caldas-COL, e três anos mais tarde chegou à semifinal vencendo todos os jogos em Porto Alegre.

No ano passado, com Odair Hellmann, o clube empatou com os times que terminariam na decisão: River Plate e Flamengo.

Para encontrar a derrotas mais recente do Internacional em casa na Libertadores é preciso voltar quase nove anos no calendário. Em maio de 2011, o time de Paulo Roberto Falcão levou 2 a 1 do Peñarol de Diego Aguirre e parou nas oitavas de final. De lá para cá, foram 12 vitórias e quatro empates ao lado dos colorados. A própria Universidad de Chile faz parte da contagem: em 2015 o time de Santiago levou 3 a 1, dois gols de D'Alessandro e outro de Jorge Henrique.

Agora, o Inter invoca o Beira-Rio de novo na Libertadores. Para ter mais cara de Libertadores.

Quer assistir aos melhores jogos da Libertadores ao vivo? Experimente o FOX Sports pelo UOL Esporte Clube!

FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL x UNIVERSIDAD DE CHILE

Data e hora: 11/02/2020 (terça-feira), às 19h15min (horário de Brasília)
Local: estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Transmissão na TV: Fox Sports
Árbitro: Esteban Ostojich (URU)
Auxiliares: Carlos Barreiro (URU) e Horacio Ferreiro (URU)

INTERNACIONAL: Marcelo Lomba; Rodinei, Rodrigo Moledo, Cuesta e Moisés; Musto, Rodrigo Lindoso (Boschilia), Edenilson, Patrick; D'Alessandro e Paolo Guerrero. Técnico: Eduardo Coudet

UNIVERSIDAD DE CHILE: De Paul (Campos), Matías Rodriguez, González, Del Pino e Beausejour; Moya, Galani, Espinoza e Aránguiz; Henríquez e Larrivey. Técnico: Hernán Caputto