Topo

Gre-Nal do 1º turno do Gauchão abre ano que pode ter até 13 clássicos no RS

Ricardo Duarte/Inter
Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

11/02/2020 04h00

Grêmio e Internacional se enfrentam na semifinal do primeiro turno do Campeonato Gaúcho, sábado, e abrem uma temporada de clássicos que promete. Ao longo de 2020, conforme for o desempenho dos times de Renato Gaúcho e Eduardo Coudet, gremistas e colorados poderão se enfrentar até 13 vezes. Um recorde na rivalidade Gre-Nal.

Até agora, quatro clássicos estão garantidos. Além da semi da Taça Ewaldo Poeta, ainda ocorrerão os duelos da fase de classificação do segundo turno e do Brasileirão.

O Gauchão é a competição com maior concentração possível de duelos na temporada. Na Taça Francisco Noveletto, Grêmio e Inter poderão se enfrentar também em semifinal ou final. Havendo campeão diferente do primeiro turno, os rivais terão a chance de duelar em duas partidas decisivas pelo troféu final do estadual. Ou seja, a soma pode chegar a cinco jogos.

Caso o Inter chegue à fase de grupos da Libertadores, entrará na chave E ao lado de América de Cali-COL, Universidad Católica-CHI e Grêmio. Dois clássicos a mais na lista de garantidos do ano. A relação de Gre-Nal no torneio sul-americano pode aumentar em caso de classificação dos dois para as oitavas de final.

Ainda existe a chance de Gre-Nal na Copa do Brasil, como quase ocorreu em várias ocasiões nas últimas temporadas — especialmente em 2016 e 2019. Grêmio e Inter estarão no sorteio de confrontos das oitavas de final do mata-mata organizado pela CBF.

Confira a lista de todos os clássicos em 2020

CONFIRMADOS
Semifinal do 1º turno do Campeonato Gaúcho
Fase de classificação do 2º turno do Gauchão
Rodada do 1º turno do Campeonato Brasileiro
Rodada do 2º turno do Campeonato Brasileiro

POSSÍVEIS
Semifinal ou final do 2º turno do Gauchão
Dois jogos na final do Campeonato Gaúcho
Dois jogos pela fase de grupos da Libertadores
Dois jogos em mata-mata da Libertadores
Dois jogos em mata-mata da Copa do Brasil