Topo

Fortaleza

Como o Fortaleza se prepara para primeira viagem internacional da história

Divulgação
Imagem: Divulgação

Marcello De Vico

Do UOL, em Santos (SP)

11/02/2020 12h23

Resumo da notícia

  • Fortaleza faz na quinta (13) o seu primeiro jogo oficial fora do Brasil
  • Time de Rogério Ceni encara o Independiente, em Avellaneda
  • Duelo começa às 21h30 e é válido pela primeira fase da Sul-Americana
  • São esperados até 3 mil torcedores do Fortaleza na Argentina

Foram oito anos consecutivos na Série C até, em 2017, retornar à Série B do Campeonato Brasileiro. Logo no ano seguinte, o Fortaleza, com Rogério Ceni no comando, conseguiu o acesso à primeira divisão com rodadas de antecedência e, no ano passado, além dos títulos da Copa do Nordeste e do Cearense, conseguiu não só se manter na elite como também fazer uma boa campanha na Série A (9º lugar) e, assim, conquistar uma inédita vaga na Copa Sul-Americana.

A data é histórica, e a torcida do Fortaleza - incentivada e ajudada pelo próprio clube - vem fazendo a sua parte para lotar o seu espaço no tradicional estádio Libertadores da América, em Avellaneda, Buenos Aires, para o primeiro jogo (oficial) internacional de sua história. O duelo contra o Independiente, pela primeira fase da competição sul-americana, acontece quinta (13), às 21h30 (de Brasília). A partida de volta está marcada para o dia 27, na Arena Castelão.

Dos 4.500 ingressos destinados à sua torcida, o Fortaleza conseguiu - após uma viagem de representantes à Argentina - com que três mil deles fossem trazidos para o Brasil para facilitar a venda para os seus aficionados. A expectativa é que até três mil tricolores empurrem a equipe de Rogério Ceni 'in loco' para voltar do país hermano com um bom resultado.

Torcedores do Fortaleza se preparam para a viagem na Argentina - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Fora isso, o Fortaleza fez uma série de promoções para incentivar a ida dos torcedores à Argentina. Uma delas foi a 'Quem for ao Castelão, pode terminar na Argentina', feita no jogo contra o Santa Cruz, pela Copa do Nordeste, em que sócios e não sócios concorreram à viagem. Outra promoção foi a 'Onde o Leão for, eu vou', onde quem comprasse na loja oficial um valor de R$ 150 ganhava um cupom para concorrer a um lugar no voo fretado do próprio clube.

Já na promoção 'Baixa Renda', uma ação foi feita pela TV Leão envolvendo as mídias sociais para levar um torcedor junto do grupo no voo fretado. No total, são sete tricolores que viverão a experiência de viajar com a delegação - o voo sai hoje (11) à noite de Fortaleza, às 20h (de Brasília). A ideia do clube era não só ajudar os aficionados a irem para a Argentina, mas também aproximar ainda mais a relação entre torcedor e clube.

"É um marco na nossa história, a cidade está vivendo esse jogo. Para se ter uma ideia, já fizemos 30 mil check-ins para o jogo do dia 27, que é o da volta, temos um deslocamento de aproximadamente 2.500 pessoas para a Argentina, torcedores de todas as faixas etárias e classes sociais, pessoal que até vendeu vale-transporte para ir para o jogo", disse Marcelo Paz em entrevista ao UOL Esporte.

É uma mobilização absurda. Só se fala disso. Já tem muito torcedor do Fortaleza em Buenos Aires, postando vídeos, imagens, da interação com os argentinos. É algo, realmente, muito impactante. Hoje à noite sai o voo fretado do clube com torcedores e delegação, e também é algo histórico e simbólico. E a torcida promete fazer um corredor de fogo no caminho entre o CT do clube para o aeroporto", completou o mandatário tricolor.

Além das ações promovidas pelo clube, o próprio desempenho do time em 2020 deixa o torcedor ainda mais empolgado para a histórica partida de quinta (13). A equipe comandada por Rogério Ceni ainda não sabe o que é perder nesta temporada; são cinco jogos, com dois empates e três vitórias, sendo as duas últimas marcantes: 3 a 0 sobre o Santa Cruz, no último sábado (8), pela Copa do Nordeste, e 5 a 0 sobre o Atlético-CE, quarta-feira (5), pelo Estadual.

Fortaleza