Topo

Como Mbappé mudou rotina para evitar fama de baladeiro no PSG

Mbappé com Neymar na mais recente festa de aniversário do brasileiro, em Paris -  -

João Henrique Marques

Do UOL, em Paris

11/02/2020 04h00

Causou surpresa nos convidados da festa de aniversário de Neymar, em Paris, na semana passada, a aparição relâmpago de Kylian Mbappé. O francês permaneceu por cerca de 30 minutos no camarote reservado ao elenco do Paris Saint-Germain e foi discreto, longe do comportamento empolgado e de dançarino na festa do brasileiro no ano anterior. A mudança de postura já foi justificada pelo próprio como aprendizado de maiores cuidados fora de campo, e agora e se tornou explícita na tentativa de evitar a fama de baladeiro que chegou a persegui-lo na temporada passada.

Mbappé posta foto em casa - Reprodução Instagram - Reprodução Instagram
Imagem: Reprodução Instagram

Mbappé sequer aparece na foto do elenco do PSG na festa de Neymar. Àquela altura, no início da madrugada, o francês já estava em casa e, como quem quisesse informar aos fãs, postou uma foto (ao lado) vendo o Superbowl, a final do futebol americano, na TV.

Para a mídia francesa, o entorno de Mbappé informou ter sido rápida a passagem no aniversário de Neymar. A única foto exibida pelo jogador na noite em questão foi a de um jantar ao lado do zagueiro francês do PSG, Kimpembe.

No dia seguinte, os importantes jornais da França, Le Parisien e L'Equipe citavam que a noite de Neymar era de "festa branca", enquanto a de Mbappé "era de Superbowl". Pronto, a imagem do francês já começava a ser modificada.

Jornal francês exibe matéria sobre festa de Neymar - Reprodução L´Equipe - Reprodução L´Equipe
Imagem: Reprodução L´Equipe
Assim como Neymar, Mbappé encarou período de críticas na França por uma vida noturna agitada na temporada passada. Ele se juntou ao brasileiro em festas em Paris, e ouviu queixas no clube de falta de comprometimento no trecho final da temporada, quando o PSG já era campeão francês e estava eliminado da Liga dos Campeões.


Mbappé gozava do fato de ter 20 anos, sem ver a falta de repouso o afetar fisicamente. Só que uma lesão sofrida na coxa em agosto no ano passado o tirou de campo por quase um mês e foi considerado o marco da mudança de comportamento fora de campo.

"Minha lesão me fez pensar. Eu aprendi a ter mais cuidados. Às vezes eu jogava demais, e não descansava o suficiente. Cometi erros que comprometeram a cicatrização. Fui impaciente e eu só percebi isso depois", disse Mbappé, em novembro, ao participar como um dos indicados a disputa do Bola de Ouro da revista France Football.

O UOL Esporte também apurou que, mo atual cenário, Mbappé - sempre orientado pelo seu estafe - agora tem a imagem de zelar o físico, com rotina em casa e aparições em festas somente em situações especiais, como o aniversário de Neymar, ou eventos de patrocinadores. O objetivo é atuar o máximo de partidas e minutos possíveis. Quem o conhece explica assim o desentendimento recente com o treinador, Thomas Tuchel, ao ser substituído.

"Isso é entre nós, é resolvido internamente. Ele sabe que faltou respeito comigo, e fiquei triste pela situação. Tenho meus motivos, mas já resolvemos isso", destacou Tuchel, que manteve Mbappé no time titular nos jogos seguintes.