Topo

Santos

Santos domina e vence Botafogo com tranquilidade pelo Paulistão

Eder Traskini

Colaboração para o UOL, em Santos

10/02/2020 21h50

O Santos venceu o Botafogo na noite de hoje (10), na Vila Belmiro, por 2 a 0, em duelo válido pela quinta rodada do Paulistão. Os gols foram marcados por Carlos Sánchez e Eduardo Sasha.

Com a vitória, o Santos chegou a dez pontos e se isolou ainda mais na liderança do grupo A da competição. Já o Botafogo segue com a pior campanha do estadual: apenas um ponto ganho.

O Peixe volta a campo no próximo domingo (16), quando visita a Ferroviária, em Araraquara, às 19h. Já o Botafogo recebe o Água Santa na sexta-feira, às 21h30, em Ribeirão Preto.

O melhor: Soteldo

O baixinho estreou pelo Peixe na temporada e já mostrou que faz a diferença na equipe. Foi responsável pelos melhores lances, iniciou a jogada do primeiro gol e passou fácil pela defesa para dar a assistência no segundo.

Quem não foi bem: Pará

Notavelmente um bom marcador, Pará não precisou aparecer na fase defensiva diante da postura de jogo do Botafogo. No ataque, o lateral quase não apareceu e o Peixe acabou jogando muito mais pelo setor esquerdo.

O jogo do Santos: Peixe domina sem dificuldade

O Santos teve o jogo na mão durante todo o tempo. Mesmo assim, o Peixe falhou em transformar o volume de jogo em chances reais de gol. Durante a primeira etapa, o time de Jesualdo Ferreira teve mais de 70% da posse de bola, mas criou só duas chances reais de gol - aproveitando uma delas.

A atuação do Botafogo: time entra somente para marcar, mas falha

Após sofrer uma goleada de 6 a 0 para o Mirassol na última rodada, o técnico Wagner Lopes escalou um time conservador com objetivo de parar o Santos na Vila Belmiro. A equipe de Ribeirão Preto até fechou bem os espaços, mas não foi suficiente para evitar que o Peixe chegasse ao gol e vencesse.

Cronologia do jogo

O Santos dominou a partida desde o começo, mas não conseguiu criar chances de gol na mesma proporção do volume de jogo que teve. Demorou 20 minutos para a primeira jogada funcionar e ela foi fatal: Soteldo achou Sasha no fundo, o atacante fez a bola cruzar a área por cima e cair para Sánchez bater forte.

A próxima chance real de gol veio só aos 44 minutos. Luiz Felipe fez a ligação direta defesa-ataque, Sánchez escorou para Sasha na entrada da área e passou. O uruguaio recebeu no fundo e cruzou rasteiro para o próprio Sasha pegar do outro lado e chutar para defesa do goleiro.

Aos 10 do segundo tempo o Peixe ampliou. Soteldo recebeu pela esquerda, passou fácil pela marcação e cruzou. Eduardo Sasha fez o movimento para se antecipar e mandar para o gol.

Goleiro reserva ganha chance e... não pega na bola

O goleiro Vladimir ganhou a chance de ser titular da equipe santista na vaga de Everson. A chance, porém, acabou não sendo aproveitada, já que o Botafogo não conseguiu atacar o Peixe e o novo camisa 1 santista, número que herdou de Vanderlei, apenas assistiu ao duelo.

FICHA TÉCNICA

Santos 2 x 0 Botafogo - Campeonato Paulista - 5ª rodada

Data: 10/02/2020
Horário: 20h (de Brasília)
Local: Vila Belmiro, em Santos
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza
Assistentes: Fabrício Porfírio de Moura e Leonardo Tadeu Pedro
Gol: Sánchez, aos 20 minutos do primeiro tempo, e Sasha, aos 10 do segundo tempo.
Amarelos: Luan Peres e Luiz Felipe; Didi
Público: 3.504
Renda: R$ 115.525,00

Santos: Vladimir; Pará, Luan Peres, Luiz Felipe e Felipe Jonatan; Alison, Diego Pituca (Jobson) e Sánchez; Soteldo, Raniel (Kaio Jorge) e Eduardo Sasha (Renyer). Técnico: Jesualdo Ferreira.

Botafogo: Darley; Caíque Sá, Jordan, Reginaldo e Gilson; Didi, Edson Júnior (Ferreira), Jonata Machado (Calabres), Francis e Guilherme Romão (Ronald); Diego Cardoso. Técnico: Wagner Lopes

Santos