PUBLICIDADE
Topo

Cruzeiro pega o América-MG e faz primeiro teste para nova realidade em 2020

Clássico contra o América-MG servirá como primeiro "termômetro" para aquilo que o Cruzeiro poderá encontrar em 2020 - Fernando Moreno/AGIF
Clássico contra o América-MG servirá como primeiro "termômetro" para aquilo que o Cruzeiro poderá encontrar em 2020 Imagem: Fernando Moreno/AGIF

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

09/02/2020 04h00

Classificação e Jogos

Depois de três partidas e 100% de aproveitamento no Campeonato Mineiro, o time do Cruzeiro fará, neste domingo, seu primeiro clássico de 2020. A partida contra o América-MG será jogada no Mineirão e servirá também como primeiro grande teste para aquilo que a Raposa deverá encontrar em 2020, jogando a Série B do Brasileirão.

Nesta temporada, Cruzeiro e América se enfrentarão pelo menos três vezes, podendo se encontrar em até sete oportunidades. Além do jogo de hoje, os dois encontros pela Série B já estão garantidos. As equipes ainda podem fazer outros clássicos pela semi ou final do Mineiro, ou até pela Copa do Brasil. Certo é que o Coelho será o adversário mais próximo da realidade que o Cruzeiro irá encontrar até aqui na desafiadora e inédita temporada na segunda divisão nacional, sendo também o mais forte se comparado com os primeiros adversários celestes no ano (Boa Esporte, Villa Nova e Tupynambás).

"Dentro do que tenho observado, os atletas estão em um processo de evolução, estou confiante. Mas o jogo é disputado, não coloco favorito, o Mineirão é a casa de todos nós. Vamos para fazer um grande jogo e tentar vencer o América", comentou o técnico Adilson Batista.

O retrospecto histórico favorece muito o Cruzeiro. Já são quatro anos sem ser derrotado para o América. Se comparados apenas jogos no Mineirão, o tabu aumenta para quase 18 temporadas. As mudanças dos últimos meses, porém, podem dar mais equilíbrio ao clássico. Enquanto o Coelho deixou escapar o acesso à primeira divisão nacional no último jogo, o Cruzeiro caiu para a Série B e fez uma reformulação quase que completa em seu elenco, contando hoje com uma base formada por garotos da base.

"Antes eu era mais acelerado, mas hoje estou mais calmo. Eu vivo o momento e quero curtir a preparação de hoje. É esperar o jogo, sou vacinado. Então, independente do resultado, farei as avaliações para entender aquilo que aconteceu na partida", acrescentou Adilson.

No ano passado, Adilson também viveu o clássico mineiro, mas ainda estava no comando do América, saindo derrotado por 2 a 1 para a Raposa. Hoje, no lugar que já ocupou, estará o também conhecido técnico Lisca. Esta será somente a segunda partida do comandante pelo Coelho, sendo a primeira pelo estadual.

CRUZEIRO x AMÉRICA-MG - 5ª rodada do Campeonato Mineiro

Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data/Hora: 09/02/2020, às 16h (de Brasília)
Árbitro: Wanderson Alves de Souza
Assistentes: Pablo Almeida Costa e Leonardo Henrique Pereira

CRUZEIRO: Fábio; Edilson, Cacá, Léo e João Lucas; Adriano; Filipe Machado, Jadsom; Mauricio, Everton Felipe, Jhonata Robert; Roberson. Técnico: Adilson Batista.

AMÉRICA-MG: Airton; Leandro Silva, Lucas Kal, Eduardo Bauermann e Sávio; Zé Ricardo, Juninho e Alê; Felipe Augusto, Matheusinho (Ademir) e Rodolfo. Técnico: Lisca.

Cruzeiro