Topo

Familiares de vítimas do Ninho são barrados em dia de homenagem no CT

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

08/02/2020 11h10

No dia que marca um ano do incêndio no Ninho do Urubu, familiares de algumas das dez vítimas fatais foram ao local da tragédia para homenagear os meninos.

Debaixo de sol forte no Rio de Janeiro, amigos e parentes de Christian Esmério, Jorge Eduardo e Pablo Henrique se reuniram hoje (8) no CT do Flamengo. Com flores brancas e velas, apenas os familiares de Pablo entraram. Os seguranças acompanharam o grupo e impediram fotos. O restante das pessoas ficou do lado de fora, pois o clube informou que não havia pedido prévio.

A dor que fica: Familiares e feridos tentam seguir a vida um ano depois do incêndio

Não havia sequer um representante do Flamengo no local e aqueles que quiseram entrar nas dependências rubro-negras tiveram de esperar a liberação dos responsáveis pela portaria, que não permitiram o acesso. Até a entrada na recepção foi vetada, o que revoltou os presentes.

Na véspera, Reinaldo Belotti, CEO do Fla, havia restringido o horário para a cerimônia. Diante da repercussão negativa imediata, o executivo mudou de ideia e disse que bastava combinar um horário pré-determinado.

"Se eu pudesse, eu nem colocava meus pés aqui. Eu vim acender uma vela para o Jorge e parece que estou aqui para aparecer. É humilhante", reclamou Simone, tia de Jorge Eduardo.

"Ter autorização para fazer uma oração é muito humilhante", protestou Wedson Cândido, pai de Pablo.

Procurada, a assessoria de imprensa do Flamengo ainda não se manifestou sobre o episódio no centro de treinamento

Corrente de oração

Barrados na porta do centro de treinamento, os familiares das vítimas do Ninho do Urubu fizeram uma corrente de oração do lado de fora. Algumas velas também foram colocadas e o ambiente foi tomado por emoção.

O clube já tem acordo com as famílias de Gedinho, Athila, Vitor Isaias, e com o pai de Rykelmo. O Fla paga uma pensão mensal de R$ 10 mil para as famílias das vítimas.

Desistiram

Após cerca de uma hora e meia de espera por uma liberação do Flamengo, as famílias desistiram e foram embora do centro de treinamento Ninho do Urubu inconformadas.