Topo

Palmeiras

Evento religioso é o primeiro teste da grama sintética do Allianz Parque

Estádio passa por reforma há quase um mês para substituir grama natural pela sintética - Divulgação/Allianz Parque
Estádio passa por reforma há quase um mês para substituir grama natural pela sintética Imagem: Divulgação/Allianz Parque

Arthur Sandes

Do UOL, em São Paulo

07/02/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Estádio recebe amanhã (8) um evento evangélico que dura 12 horas
  • É o primeiro teste da grama artificial, que deve receber manutenção após os shows
  • Operação do estádio confia que o sintético não perderá qualidade depois do evento
  • Palmeiras já tem treino marcado no estádio e deve estrear no novo campo no dia 16

O primeiro desafio do gramado sintético do Allianz Parque não é um jogo do Palmeiras, mas um evento religioso. Amanhã (8), durante todo o dia, o estádio recebe um festival evangélico com shows, palestras e cultos para testar o campo recém-instalado.

O tapete sintético estará coberto durante o evento, assim como acontecia com a grama natural. É a partir da desmontagem do palco que as diferenças do sintético ficam mais claras: a expectativa da equipe operacional do estádio é que a programação não tenha qualquer influência na qualidade da grama — algo impensável até 2019.

Além disso, o novo gramado deve passar pelo primeiros cuidados depois do evento religioso, para limpeza e manutenção do padrão de qualidade. O processo é relativamente simples: uma máquina passa por todo o campo e recolhe todas as pequenas borrachas que cobrem o sintético, que são peneiradas. Toda a borracha é devolvida ao campo de forma homogênea, e as impurezas são descartadas.

"Quando a gente cobria o gramado para um show, na hora de descobrir era sempre uma incógnita", relembrou Mike Willian, gerente de eventos do Allianz Parque, em entrevista ao UOL Esporte no mês passado. "Isso não vai existir mais. O grande ganho agora é que a qualidade do gramado não oscila, basta descobrir para poder jogar."

O contrato para a realização do evento religioso, chamado 'The Send', foi assinado pelo Allianz no ano passado, antes da definição da substituição da grama. Desta forma a implantação do sintético precisou ser adaptada para receber os shows antes mesmo de estar completamente pronto — faltam apenas os últimos detalhes.

Seja como for, a equipe de operação do estádio não trata este evento como o primeiro "teste de fogo" da grama sintética — o que só deve acontecer a partir de julho, com o acúmulo de jogos e eventos. "A gente começa [o ano] aquecendo para o segundo semestre ter testes mais exatos. O aprendizado será constante; teremos vários eventos para aprender", diz Mike Willian.

O 'The Send' não se apresenta como um festival gospel nem como um culto, mas como um "movimento missionário" — uma espécie de workshop para a formação de missionários evangélicos. Paralelamente à programação no Allianz Parque, também há atrações nos estádios do Morumbi e Mané Garrincha, este em Brasília.

A expectativa é que o Palmeiras experimente seu novo gramado no domingo que vem (16), quando enfrenta o Mirassol pela sexta rodada do Campeonato Paulista. O clube já marcou até treino no estádio para conhecer o sintético. Até aqui a reforma no Allianz tirou o Alviverde de dois jogos em casa (empate por 0 a 0 com o São Paulo e goleada de 4 a 0 sobre o Oeste).

Palmeiras