Topo

Grêmio

Grêmio tenta acordo com a Globo para resolver impasse gerado pelo Metallica

Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Jeremias Wernek e Marcel Rizzo

Do UOL, em Porto Alegre e Fortaleza

06/02/2020 04h00

O Grêmio garante: vai mandar a partida contra a Universidad Católica, pela quarta rodada da fase de grupos da Libertadores, na Arena do Grêmio. Mas tudo depende de um acordo com a Globosat para mudar a data do confronto e resolver impasse criado pelo conflito de datas com show da banda Metallica.

Grêmio x Universidad Católica está marcado para 21 de abril, mesmo dia do show do Metallica em Porto Alegre. Os dois eventos programados para o mesmo local: Arena do Grêmio, na zona norte da capital gaúcha.

Segundo apurou o UOL Esporte, o quadro atual da missão do Grêmio é "difícil". O clube gaúcho precisa do aval do SporTV para obter mudança na data do jogo. O plano dos dirigentes gremistas é entrar em campo no dia 23 de abril, quinta-feira da mesma semana do calendário original de jogos do grupo.

O problema é que ao solicitar a mudança de dois dias, o Grêmio cai no conflito de direitos de transmissão do jogo. As partidas disputadas na quinta-feira são exclusivas do Facebook Watch, plataforma de transmissão da rede social. Assim, o SporTV precisa topar abrir mão do produto já previamente lançado na grade do canal.

Em consulta informal à Conmebol, o Grêmio ouviu que o conflito de direitos de transmissão é um dos maiores entraves. A entidade, havendo concordância da Globosat, alterar o dia da partida na chamada decisão de ofício, ou seja, com comunicado direto aos clubes envolvidos.

"O problema não é nosso. Nós vamos entrar em campo aqui. Estamos ajudando eles, conforme nos pediram ajuda, e conversando com a Conmebol. Dia 21 não sei, pode ser dia 23. Mas o Grêmio vai jogar essa partida na Arena e em boas condições", disse Romildo Bolzan Jr., presidente do Grêmio, na última segunda-feira.

O contrato de uso da Arena do Grêmio prevê prioridade aos jogos em relação aos shows, mas nas reuniões recentes entre os dirigentes gremistas e a Arena Porto-Alegrense, empresa que faz gestão do equipamento, o adiamento da apresentação do Metallica não é tratado como viável. O fato de ser um show internacional, com boa parte dos ingressos vendidos e integrante de uma turnê do grupo foram citados para justificar a manutenção da apresentação em 21 de abril.

O Grêmio está no Grupo E da Libertadores ao lado de América de Cali, Universidad Católica e adversário que pode ser o Internacional, pelos cruzamentos das fases preliminares. O Colorado empatou com a Universidad de Chile, em Santiago, o jogo de ida. O vencedor do duelo, com segunda partida marcada para o Beira-Rio, enfrenta o ganhador do duelo entre Tolima-COL e Maracá-VEN. O time colombiano venceu por 1 a 0 em partida disputada na Venezuela.

Grêmio