Topo

Grêmio usa chance de ser tri após 30 anos para turbinar time no Gauchão

Grêmio venceu o Gauchão em 2018 e 2019 e pode repetir marca atingida em 1988, 1989 e 1990 - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Grêmio venceu o Gauchão em 2018 e 2019 e pode repetir marca atingida em 1988, 1989 e 1990 Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

05/02/2020 04h00

O Grêmio tem a chance de ser tricampeão estadual depois de 30 anos e isso não é mero recorte estatístico. O dado foi levado ao vestiário e faz parte do discurso para o elenco entrar de cabeça no Campeonato Gaúcho de 2020. Até por força do calendário, que não reserva outra competição simultânea por ora, a chance de escrever nova página histórica motiva o plantel de Renato Gaúcho.

Dono de nove pontos, o Grêmio já está classificado à semifinal do primeiro turno do Estadual.

"Eu sou apaixonado pelo campeonato estadual. Eu quero ganhar o campeonato estadual, e o Grêmio vai brigar para ganhar (...) 70% da minha preleção foi em cima disso, inclusive, citando que o Grêmio não é tricampeão há 30 anos. É mais um recorde que vamos atrás", disse Renato Gaúcho logo depois da estreia no Gauchão.

De lá para cá, o dado estatístico esteve presente no dia a dia do elenco mais vezes. A ideia de Renato é renovar os ingredientes que tornam o Campeonato Gaúcho relevante. Além do título em si, obtido em 2018 e também no ano passado.

"Esse grupo tem fome de títulos e eu também", assegurou Portaluppi recentemente.

Dono de 38 títulos estaduais, o Grêmio venceu o Gauchão três vezes consecutivamente pela última vez ao enfileirar as taças no final da década de 1980: 1988, 1989 e 1990. De lá para cá, o clube venceu a competição mais dez vezes.

No domingo, o Grêmio visita o Aimoré na última rodada da fase de classificação do turno. A partida em São Leopoldo vale o primeiro lugar no Grupo B, mas também depende do resultado do Caxias contra o Esportivo, em Bento Gonçalves. O clube da Serra Gaúcha lidera a chave, atualmente.

Na próxima fase, o primeiro lugar do Grupo B enfrenta o segundo da chave A em partida única para definir o finalista do primeiro turno do Gauchão.