Topo

Corinthians

Como Guaraní virou um dos maiores carrascos do Corinthians na Libertadores

Jogadores do Guaraní, do Paraguai, celebram vitória sobre o Corinthians na Libertadores 2015 - Jorge Adorno/Reuters
Jogadores do Guaraní, do Paraguai, celebram vitória sobre o Corinthians na Libertadores 2015 Imagem: Jorge Adorno/Reuters

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

05/02/2020 04h00

O Corinthians terá a chance hoje (5) de pôr fim a uma marca negativa na Libertadores. O time alvinegro enfrentará o Guaraní-PAR, em Assunção, na revanche do duelo ocorrido em 2015, quando os brasileiros foram eliminados pelos paraguaios nas oitavas de final da competição.

Em dois jogos disputados contra o Guaraní, o Corinthians jamais somou pontos —o rival venceu por 2 a 0 em casa e 1 a 0 em Itaquera. Dessa forma, o time paraguaio é um dos maiores carrascos corintianos na Libertadores, ao lado do River Plate, da Argentina, que também venceu todos os seus confrontos com a equipe brasileira (foram quatro duelos).

Para se ter uma ideia do feito do Guaraní, o Corinthians enfrentou 72 clubes na história da Libertadores. Somente os dois têm 100% de aproveitamento diante dos corintianos. Outros três nunca perderam: Inter, Nacional-URU e Tolima-COL. A equipe alvinegra, ao menos, empatou com esses adversários.

O River Plate, assim como o Guaraní, eliminou o Corinthians pelas oitavas de final. Nas duas ocasiões, em 2003 e 2006, venceu os jogos disputados em Buenos Aires e São Paulo. Primeiro, fez 2 a 1 no Monumental de Nuñez e repetiu o placar no Morumbi. Três anos depois, venceu por 3 a 2 em casa e aplicou um 3 a 1 em pleno Pacaembu.

Contra o Nacional, o Corinthians viu quatro empates acontecerem. Os primeiros na fase de grupos da edição 1991. Os derradeiros aconteceram em 2016, ano marcado por outra eliminação nas oitavas de final, após um 0 a 0 em Montevidéu e um 2 a 2 em Itaquera. Por terem feito gols na casa do adversário, os uruguaios seguiram em frente.

Corinthians 2012 - Leandro Moraes/UOL - Leandro Moraes/UOL
Corinthians enfrentou o Boca Juniors seis vezes pela Libertadores, mesmo número do confronto com o Palmeiras
Imagem: Leandro Moraes/UOL

O retrospecto contra o Tolima também traz más recordações. O time colombiano eliminou o Corinthians em 2011, antes mesmo da fase de grupos, após um empate sem gols no Pacaembu e um triunfo por 2 a 0 como mandante, Diante do Inter, na edição 1977, os corintianos ficaram no 1 a 1 em São Paulo e perderam por 1 a 0 em Porto Alegre.

O Corinthians dará início à sua 15ª participação na Libertadores. No total, o time entrou em campo 120 vezes, com 63 vitórias, 27 empates e 30 derrotas. O time conquistou seu único título, em 2012, de forma invicta, após oito vitórias e seis empates.

Os adversários mais frequentes do Corinthians na Libertadores são brasileiros. Foram 24 duelos. O clássico com Palmeiras lidera, com seis partidas (quatro em 1999 e duas em 2000). O retrospecto está empatado: três vitórias para cada lado, embora os corintianos tenham sido eliminados duas vezes nos pênaltis.

O Corinthians também mediu forças com o Boca Juniors em seis oportunidades. O time venceu apenas uma vez, justamente na final da Libertadores 2012, depois de empatar por 1 a 1 na Argentina. Em 1991 e 2013, entretanto, a equipe argentina tirou os corintianos da competição, de forma similar: nas oitavas de final, após vitórias em Buenos Aires e empates em São Paulo.

Desempenho do Corinthians na Libertadores

120 jogos
63 vitórias
27 empates
30 derrotas

Times que o Corinthians nunca venceu na Libertadores

River Plate-ARG (4 jogos, 4 derrotas)
Guaraní-PAR (2 jogos, 2 derrotas)
Internacional-BRA (2 jogos, 1 empate, 1 derrota)
Tolima-COL (2 jogos, 1 empate, 1 derrota)
Nacional-URU (4 jogos, 4 empates)

Corinthians