Topo

Copa do Brasil - 2020

Por que Red Bull 'original' não joga Copa do Brasil, mesmo tendo vaga

Título do Troféu do Interior em 2019 daria vaga ao RB Brasil no mata-mata, mas não foi bem assim - Rodrigo Zanotto/AGIF
Título do Troféu do Interior em 2019 daria vaga ao RB Brasil no mata-mata, mas não foi bem assim Imagem: Rodrigo Zanotto/AGIF

Arthur Sandes

Do UOL, em São Paulo

04/02/2020 04h00

A boa campanha no Paulistão de 2019 deu ao Red Bull Brasil, de Campinas, o direito de disputar a Copa do Brasil deste ano, mas a equipe acabou perdendo a vaga porque a empresa passou a administrar também o Bragantino. Os dois não podem jogar a mesma competição, e o escolhido para representar a marca foi o time de Bragança Paulista-SP.

A dupla está proibida por lei de disputar a mesma edição da Copa do Brasil. O artigo 27-A da Lei Pelé (nº 9.615, de 1998) é claro ao vetar dois times de "uma mesma pessoa física ou jurídica" no mesmo torneio. No âmbito estadual, a FPF reforçou este entendimento em 2019, quando baixou norma para negar que clubes "do mesmo grupo econômico" se enfrentem em jogos oficiais.

O Red Bull Brasil havia ganhado o direito de disputar a Copa do Brasil por ter sido campeã do interior no Paulistão de 2019. Mas na mesma época a empresa anunciou parceria com o Bragantino, neste investiu todas as fichas para a campanha da Série B e acabou se dando bem com o acesso à elite.

O mero "nascimento" do RB Bragantino já seria suficiente para tirar o RB Brasil da Copa do Brasil, afinal trata-se do time em que a empresa concentra seus esforços. Para além disso, o título da última Série B deu ao Bragantino uma vaga direta nas oitavas de final, o que deixou a escolha ainda mais fácil. Assim, o RB foi preterido.

A Red Bull, aliás, arriscou ter seu principal time fora da Copa do Brasil em 2020. Não fosse a ótima campanha e o título da segunda divisão, o Bragantino teria que disputar vaga por meio do ranking da CBF, um critério que depende também do desempenho de outros clubes. A equipe é a 37ª da lista, só dois lugares acima do último classificado, o Brasil de Pelotas-RS.

Um cenário semelhante ao da Copa do Brasil se deu no Paulistão deste ano, e o Bragantino também foi o escolhido como representante da empresa de energéticos.

A Copa do Brasil começa amanhã (5) com 16 partidas, incluindo jogos de equipes do Campeonato Brasileiro: o Bahia pega o Ríver-PI, o Botafogo pega o Caxias-RS, e o Goiás enfrenta o Fast Club-AM. Quem herdou a vaga do RB Brasil foi a Ponte Preta, que estreia na quinta-feira que vem (13) contra o Novo Hamburgo-RS.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do que informado anteriormente na matéria, o Goiás enfrenta o Fast Clube-AM amanhã e não hoje. O erro foi corrigido.