Topo

Diego Souza ganha gremistas em 12 min e sai ovacionado em reestreia

Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

04/02/2020 04h00

Diego Souza precisou de 12 minutos em campo para ganhar boa parte da torcida do Grêmio. Anunciado sob desconfiança, o atacante marcou um dos gols na goleada diante do Esportivo e saiu de campo ovacionado pelo estádio. Nas redes sociais, o cabeceio arrancou elogios. As manifestações fazem Renato Gaúcho agradecer o 'abraço' popular ao camisa 29.

Aos 34 anos, Diego Souza assinou com o Grêmio até dezembro e chega para ser titular.

O atacante entrou em campo aos 20 minutos do segundo tempo, no lugar de Thaciano, e recebeu aplausos de boa parte dos quase 14 mil torcedores no estádio. Mas a massa ficou empolgada mesmo depois do cruzamento de Bruno Cortez que parecia despretensioso. Do outro lado da área, surgiu o veterano. O salto com força se tornou cabeceio impiedoso.

"O Diego foi feliz, fez gol na característica dele (...) Ele protege bem, finaliza bem", elogiou Renato Gaúcho. "A torcida abraçou, entendeu", completou o treinador ao falar também de Thiago Neves, outro estreante da noite em Porto Alegre.

O cenário visto no estádio, com direito a gritos de 'Diego! Diego! Diego' foi reproduzido nas redes sociais. O acolhimento digital lembrou, obviamente, da primeira passagem do jogador, vice-campeão da Libertadores em 2007, sob o comando de Mano Menezes.

"Tive uma passagem muito boa por aqui, mas ficou lá atrás. Espero escrever nova página", disse Diego Souza depois do jogo.

De acordo com o Footstats, Diego Souza foi um dos jogadores que menos errou passes no Grêmio que encarou o clube de Bento Gonçalves. E a conclusão de cabeça, dentro da pequena área, fez o antigo volante ter 100% de aproveitamento nas finalizações.

O plano de Renato Portaluppi é usar o camisa 29 dentro da área. Exatamente para explorar a imposição física do jogador contra a zaga adversária.

"O Diego, pelas características dele, vai jogar ali. Foi meu jogador no Fluminense, era um grande volante. Ele não é mais nenhuma criança para botar no meio-campo correndo sem parar. Onde ele rende mais? Perto da área. Ele protege bem, finaliza bem. O Diego foi muito criticado no São Paulo e Botafogo, mas se você for analisar, às vezes, não é crítica a nenhum treinador, mas às vezes o esquema de jogo atrapalha o jogador", opinou Renato.