Topo

Fluminense

Desfalcado, Flu encara primeiro desafio pela obsessão da Copa Sul-Americana

Nenê e Miguel são esperanças do Fluminense na Copa Sul-Americana - Lucas Merçon/Fluminense FC
Nenê e Miguel são esperanças do Fluminense na Copa Sul-Americana Imagem: Lucas Merçon/Fluminense FC

Caio Blois

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

04/02/2020 04h00

O Fluminense inicia hoje (4) a caminhada na Copa Sul-Americana, competição que passou de objetivo a obsessão nas Laranjeiras. O Tricolor, mais uma vez, trata a competição como prioridade da temporada e estreará contra o Union La Calera, às 21h30, no Maracanã, mais desfalcado do que gostaria.

A ausência mais sentida no Flu é a de Paulo Henrique Ganso. O clube preparou um trabalho especial de reequilíbrio muscular para o camisa 10 para tê-lo na estreia da competição, mas o cronograma apertado impediu que o atleta evoluísse a ponto de estar 100% para a partida. A ideia é que o jogador não sofra com lesões em 2020, por isso, apesar da importância da partida, ele não estará à disposição de Odair Hellmann.

Para escalar o time, o treinador tem um verdadeiro quebra-cabeças para montar. Suas peças principais de ataque, Marcos Paulo e Evanílson, estão longe das condições ideais. Na primeira fase da Sul-Americana, Odair não contará com os reforços Wellington Silva e Fernando Pacheco, opções mais qualificadas para as pontas. A ascensão do jovem Miguel e o bom início de Nenê diminuíram os problemas do técnico, que fez mistério sobre a escalação no último treino antes da partida.

Na defesa e no meio de campo, o treinador tem algumas dúvidas. Sem indicativos do time titular nem mesmo para os jogadores, a tendência é que o Tricolor esteja desfalcado em relação ao que terá a disposição durante a temporada. Ainda assim, o Flu confia na força de seu elenco para sair com a vitória no primeiro grande desafio de 2020.

"A gente realmente tem que continuar com a intensidade que estávamos tendo nos últimos jogos. É um jogo de 180 minutos, temos que fazer um bom resultado dentro de casa, mas também tem um jogo fora, então, temos que ter equilíbrio para não tomar gols, o que para eles seria interessante. Então foco total sabendo que é o jogo mais importante do ano", declarou Nenê.

Dos grandes do Brasil, o Fluminense é o time que costuma tratar a Copa Sul-Americana com mais carinho. O Tricolor é o quarto time com mais vitórias na competição -- o primeiro entre os clubes brasileiros --, ainda que nunca tenha sido campeão. Em 2009, o Flu bateu na trave e terminou com o vice, e em 2018, acabou no terceiro lugar após cair na semifinal para o Athletico-PR, que levantou o título.

FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE X UNIÓN LA CALERA

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data/Hora: 04 de fevereiro de 2020 (quarta-feira), às 21h30
Árbitro: Carlos Herrera Bernal (COL)
Assistentes: Alexander Guzmán e John Alejandro Gallego (COL)

FLUMINENSE: Muriel; Gilberto, Matheus Ferraz (Luccas Claro), Digão e Egídio; Henrique, Hudson, Yago e Nenê; Miguel e Matheus Alessandro (Lucas Barcellos). Técnico: Odair Hellmann.

UNIÓN LA CALERA: Martin Arias; León, Vilches, García e Cordero; Leiva, Seymour, Valencia, Castellani e Stefanelli; Sáez. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.

Fluminense