Topo

Barcelona pode contratar substituto de Dembélé? Entenda as restrições

ALBERT GEA/REUTERS
Imagem: ALBERT GEA/REUTERS

Do UOL, em São Paulo

04/02/2020 13h05

Com a grave lesão de Ousmane Dembélé, o Barcelona - que já havia perdido Luis Suárez para o restante da temporada - fica com um ataque mais escasso para os próximos meses.

Sem um elenco vasto de opções para o setor, o clube catalão se vê em uma situação agravada pelo fechamento da janela de transferências, ocorrido no último fim de semana.

O jornal Marca, no entanto, afirmou que o Barça poderá ir ao mercado contratar um substituto de Dembélé caso algumas medidas sejam cumpridas.

O regulamento espanhol de futebol prevê que, nestes casos, clubes podem contratar fora do período de negociações se a recuperação de um atleta lesionado for superior a cinco meses.

Como o Barcelona ainda não divulgou a estimativa que Dembélé ficará fora dos gramados, não se sabe se a primeira exigência será "cumprida".

Caso o período de afastamento do atacante seja o mínimo estabelecido pela federação, o Barça tem outros obstáculos. O primeiro é negociar com atletas que não precisem de um certificado internacional de transferência - ou seja, que sejam "federados" na Espanha.

Além disto, um documento oficial indicando que o atleta em questão foi lesionado depois do fechamento da janela é necessário. Este certificado só pode ser emitido em conjunto com médicos parceiros das autoridades locais.

Se todos os requisitos forem preenchidos, o Barça terá até 15 dias para formalizar o pedido.