Topo

Atrasos, elogio de Galvão e debate com Luxa: a estreia de PVC no SporTV

PVC, novo comentarista do Grupo Globo - Reprodução/SporTV
PVC, novo comentarista do Grupo Globo Imagem: Reprodução/SporTV

Colaboração para o UOL, em São Paulo

03/02/2020 22h13

O comentarista Paulo Vinícius Coelho estreou hoje no SporTV, participando do Bem, Amigos!. Em seu primeiro programa na nova casa, PVC já se deparou com atrasos - causados por uma mudança de horário do programa e por chuvas -, ganhou elogios de Galvão Bueno, e debateu com Luxemburgo, convidado do dia.

No início da atração, Galvão apresentou os seus colegas e tratou de explicar o motivo de duas cadeiras vazias. Luxemburgo demoraria um pouco a chegar por conta da mudança de horário do programa - o bem, Amigos! foi exibido às 20h devido ao jogo da seleção sub-23. O comentarista Júnior estava preso no trânsito.

Depois disto, Galvão apresentou Paulo Vinícius Coelho ao público, brincou com o novo colega e deixou que ele fizesse seu primeiro comentário. PVC afirmou que seu objetivo é se divertir e, consequentemente, divertir o público.

"Minha paixão é o futebol e o jornalismo e você falou agora há pouco de como a gente tem que se divertir e fazer as coisas com paixão. E eu lembro muito do pessoal da Universidade de Navarra, que esteve no Brasil em 1992, e dizia: 'Uma redação chata faz jornal chato'. Então meu objetivo aqui é que a gente se divirta. Se a gente se divertir, a gente vai divertir você aí em casa", declarou.

Na sequência, Galvão afirmou que PVC encontrará descontração no SporTV e voltou a elogiar o comentarista, dizendo que ele tem uma "maquininha de números" na cabeça. O elogio seria repetido - de maneiras diversas - durante o programa.

"Então essa é sua casa porque o Bem, Amigos! é exatamente isso: descontração acima de tudo. E nós vamos aproveitar porque você tem uma maquininha de números aí dentro", respondeu Galvão.

Mais tarde no programa, após a chegada de todos os convidados, PVC se envolveu em um debate mais agudo com Luxemburgo sobre o conceito de head coach. Quem entrou no assunto foi o próprio Luxa.

"Eu briguei muito tempo para que o treinador brasileiro fosse o head coach. Eu perdi essa batalha porque parte da imprensa não entendeu que nós podemos estar mais tempo dentro do clube, fazer muito mais coisa dentro do clube, mas o treinador tem que mandar", declarou o técnico do Palmeiras.

"Quando você é o head coach, a tua grande qualidade como técnico não se perde, a que os jogadores sempre reconheceram, que é de dar treino?", questionou PVC.

"O head coach é responsável pela parte técnica do futebol. Você vai continuar trabalhando dentro de campo. Alguns treinamentos, não precisa dar, o assistente pode dar, mas você continua responsável, não para de trabalhar", rebateu, Luxa.

"O Ferguson fazia…", disse PVC, sem poder terminar a frase.

"Tem um detalhe. Ele estava na Inglaterra. Na Inglaterra, ele pode não entrar em campo. Se ele fizer isso aqui, ele não ganha. Estamos falando do futebol brasileiro. No futebol brasileiro, tem que pisar no campo. Mas isso não impede de ter um escritório", respondeu o treinador.

"Mas eu não estou falando do Ferguson. Eu estou falando de você. Da sua maior virtude. Em 1996, o Cafu disse que você definia o lugar em que ele deveria estar. Todo jogador reconhece que você foi o melhor da sua geração na parte tática", disse PVC.

A conversa sobre o assunto ainda se prolongou, mas com a participação dos outros comentaristas.

Além de Galvão Bueno, apresentador do programa, participaram do Bem, Amigos! de hoje o convidado Vanderlei Luxemburgo e os comentaristas Muricy Ramalho, Júnior, Marco Antônio Rodrigues e Paulo César Vasconcellos.