Topo

Palmeiras

Luxemburgo volta ao estádio em que virou técnico de ponta há 30 anos

Luxemburgo em 1990, ano em que levou o Bragantino ao título do Paulistão - Matuiti Mayezon/Arquivo Folha Imagem
Luxemburgo em 1990, ano em que levou o Bragantino ao título do Paulistão Imagem: Matuiti Mayezon/Arquivo Folha Imagem

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

02/02/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Luxemburgo volta a Bragança Paulista, 30 anos depois de se consagrar no comando do Bragantino.
  • Hoje no Palmeiras, treinador comanda o time alviverde contra o Red Bull Bragantino, no Nabi Abi Chedid.
  • No Bragantino, Luxa conquistou a Série B de 1989 e o Paulistão de 1990.
  • Após o trabalho em Bragança, Luxa chamou a atenção dos grandes clubes de São Paulo.
  • Ainda na década de 1990, Luxa conquistou títulos por Palmeiras, Santos e Corinthians.
  • Red Bull Bragantino e Palmeiras se enfrentam hoje (02), a partir das 16h (de Brasília).

O estádio Nabi Abi Chedid apresenta em 2020 uma nova história para o futebol brasileiro, com o Red Bull Bragantino de volta à elite do futebol nacional reforçado pelo patrocínio pomposo da empresa de bebidas energéticas. Há 30 anos, Bragança Paulista vivia experiência semelhante. Mas no lugar do parceiro, o símbolo do sucesso era Vanderlei Luxemburgo, que retorna à cidade três décadas depois de virar um treinador de ponta. Hoje como comandante do Palmeiras, ele enfrenta o time local em jogo válido pela quarta rodada do Campeonato Paulista.

É inevitável para Luxemburgo não se recordar do sucesso de 30 anos atrás, responsável por transformá-lo em um técnico respeitado no cenário nacional.

"Ali começou a minha história em São Paulo. Uma história bem bonita. Sempre digo que um dos títulos mais importantes da minha vida profissional foi pelo Bragantino. Levar o Bragantino da segunda para a primeira divisão foi marcante [1989]. Voltar para Bragança é sempre legal, está sempre na minha cabeça e não sai da minha história", discursou o treinador.

Foi no Bragantino que Luxa ganhou projeção nacional. Em 1989, com o treinador, o time de Bragança Paulista conquistou a Série B do Brasileirão. Em 1990, há 30 anos, o clube deu mais um passo e se sagrou campeão do Paulistão. A partir de então, Luxemburgo cresceu cada vez mais e se tornou um dos principais técnicos da história do futebol brasileiro.

O trabalho no Bragantino projetou o treinador para trabalhar nos clubes grandes. Na década de 1990, em São Paulo, Luxa fez história por Palmeiras, Santos e Corinthians, acumulando títulos e se colocando como o principal comandante do país.

Em 1998, mesmo ano da conquista do Brasileirão pelo Corinthians, chegou à seleção brasileira. Toda essa ascensão começou lá em Bragança Paulista, onde agora Luxa quer retomar o status obtido na década de 1990.

Vanderlei Luxemburgo Palmeiras - Marcello Zambrana/AGIF - Marcello Zambrana/AGIF
Palmeiras de Vanderlei Luxemburgo é um dos destaques do Paulistão desta temporada
Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

O início de trabalho no Palmeiras, com sete pontos em três jogos, anima, assim como a chance de pisar novamente no Nabi Abi Chedid. Luxemburgo prevê um duelo complicado diante de um rival de Série A de Brasileirão.

"Voltei diversas vezes, vou lá rever os amigos e comer sanduíche de linguiça, que é gostoso para caramba [risos]. Agora é outro momento, o Red Bull comprou, campo bom. Time forte, e será jogo difícil. Vão complicar lá, como sempre complicaram", analisou o treinador.

FICHA TÉCNICA
RED BULL BRAGANTINO x PALMEIRAS

Local: estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP)
Data: 2 de fevereiro de 2020 (domingo)
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Thiago Duarte Peixoto (SP)
Assistentes: Marcelo Van Gasse e Neuza Ines Back (ambos de SP)
Transmissão: TV Globo e Premiere

RED BULL BRAGANTINO: Julio Cesar; Aderlan, Léo Ortiz, Ligger e Edimar; Barreto e Uillian Correia; Claudinho, Bruno Tubarão e Thonny Anderson; Ytalo (Alerrandro). Técnico: Felipe Conceição.

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Felipe Melo, Gustavo Gómez e Victor Luis; Zé Rafael e Gabriel Menino; Gabriel Verón (Gustavo Scarpa), Lucas Lima e Dudu; Luiz Adriano. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Band: No comando do Palmeiras, Luxemburgo reencontrará Bragantino

Jogo Aberto
Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do que informado anteriormente na ficha técnica, o confronto entre Bragantino e Palmeiras é em 2 de fevereiro e não em janeiro. O erro foi corrigido.

Palmeiras