Topo

Flamengo: contra a homofobia, Gabigol enfrentará o Resende usando camisa 24

Em campanha contra a homofobia, Gabigol usará camisa 24 contra o Resende -
Em campanha contra a homofobia, Gabigol usará camisa 24 contra o Resende

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

02/02/2020 17h54

Os titulares do Flamengo estreiam em 2020 nesta segunda-feira, às 20h, contra o Resende, no Maracanã, pelo Campeonato Carioca. A partida marcará o retorno dos campeões brasileiros e da Libertadores sob o comando de Jorge Jesus. Mas as novidades não param por aí. O atacante Gabigol, eternizado na história rubro-negra após a temporada passada, utilizará a camisa 24, como parte de uma campanha contra a homofobia no futebol.

O número também é uma homenagem ao astro Kobe Bryant, que morreu vítima de um acidente de helicóptero no sábado (26). O Fla é mais um time a aderir à campanha #NúmeroDoRespeito, que começou com o Bahia e teve a adesão do Fluminense. No rival do Rubro-Negro, o meia Nenê utilizará a camisa 24 na Copa Sul-Americana. A informação foi primeiro veiculada pelo Globo Esporte e confirmada pelo UOL.

As ações se iniciaram após comentários homofóbicos de Duílio Monteiro Alves, diretor de futebol do Corinthians, na apresentação do volante colombiano Victor Cantillo, que utilizará a numeração no time paulista. O dirigente pediu desculpas posteriormente, alegando ter sido uma "brincadeira infeliz e informal".

No Brasil, o número 24 é o do veado no jogo do bicho, e por isso costuma ser preconceituosamente associado aos homossexuais. No futebol nacional, dificilmente os atletas utilizam a camisa, com exceção dos estrangeiros. Curiosamente, o espanhol Pablo Marí utilizou a camisa na vitoriosa campanha da Libertadores de 2019.