Topo

Cruzeiro

Cruzeiro vence Tupynambás de virada e assume a liderança do Mineiro

Mauricio marcou o gol da virada e armou a jogada para o quarto gol do Cruzeiro em Juiz de Fora - Bruno Haddad/Cruzeiro
Mauricio marcou o gol da virada e armou a jogada para o quarto gol do Cruzeiro em Juiz de Fora Imagem: Bruno Haddad/Cruzeiro

Do UOL, em Belo Horizonte

02/02/2020 20h57

O Cruzeiro venceu sua terceira partida no ano e assumiu a liderança do Campeonato Mineiro. Na noite de hoje (2), a Raposa foi a Juiz de Fora e venceu o Tupynambás por 4 a 2 de virada. Em dois lances rápidos e isolados, a equipe da casa saiu na frente com Graffite e Fabinho. Mas o time da capital reagiu no segundo tempo com dois de Edilson, um de Mauricio e outro de Jhonata Robert para garantir o triunfo.

Com o resultado, o Cruzeiro foi a nove pontos e assumiu a liderança do Mineiro. Vale lembrar que o time ainda tem um jogo a menos que os outros clubes, como o rival Atlético-MG, vice-líder. Já o Tupynabás viu cair por terra aquela que parecia ser sua primeira vitória na competição. Com a quarta derrota em quatro jogos, o "Baeta" amarga a lanterna e ainda não pontuou.

O melhor: Mauricio se destaca na criação do Cruzeiro

Sem Rodriguinho, que deve deixar o Cruzeiro, Mauricio precisou chamar a responsabilidade para assumir a criação do time. Mesmo no primeiro tempo, quando o último passe teimou em acontecer, o meia se destacou com finalizações e boas jogadas. No fim do jogo, foi coroado com o gol da virada e uma assistência para sacramentar a goleada.

Graffite faz golaço a favor e quase marca contra

O Tupynambás começou o jogo pressionando. Antes dos cinco minutos, Grafitte já se candidatou a ser um dos personagens da partida. Primeiro com um chutaço de fora da área que não deu chances ao goleiro Fábio e terminou no fundo das redes. Depois, no minuto seguinte, o lateral "espirrou o taco" e quase marcou um golaço contra. Por sorte, ele contou com o travessão a seu favor.

Reforço falha em gol e começa com o pé esquerdo

Antes dos 15 minutos, o Cruzeiro levou outra ducha de água fria. O goleiro Gabriel Bottan saiu jogando com um chutão para o campo de ataque. Estreando pelo Cruzeiro, o volante Filipe Machado tentou cortar o lançamento e acabou furando. A bola ficou livre para Fabinho, que invadiu a área e tocou na saída de Fábio. 2 a 0 para os mandantes.

Cruzeiro coloca o pé na forma e reage com Edilson

O golpe sofrido no início do jogo serviu como teste para ver como o Cruzeiro iria reagir ao sair atrás do marcador pela primeira vez. Inicialmente, a equipe até melhorou, mas pecou principalmente na hora do passe, passando a ter dificuldades para criar chances claras. Na volta do intervalo, o time melhorou consideravelmente e iniciou a reação com um herói improvável. O criticado Edilson cobrou falta com categoria e diminuiu o marcador. Dez minutos mais tarde, a arbitragem pegou um toque de mão dentro da área, e o lateral chamou a responsabilidade para converter a penalidade e empatar.

Pressão aumenta, e Mauricio comanda a virada

O cenário do jogo foi praticamente o mesmo durante todo o segundo tempo, com o Cruzeiro pressionando pelo gol e o Tupynambás fechado à espera do apito final. Depois do empate, a virada parecia questão de tempo, e a Raposa acabou recompensada. Roberson fez uma boa trama com Mauricio e deixou o companheiro em ótima posição para estufar as redes. Responsável pelas principais ações ofensivas da Raposa, o jovem de 18 anos ainda fez o cruzamento para Jhonata Robert fechar a conta já no apagar das luzes.

FICHA TÉCNICA
TUPYNAMBÁS 2x 4CRUZEIRO

Data/Hora: 02/02/2020, às 19h (de Brasília)
Local: estádio Radialista Mário Helênio, em Juiz de Fora (MG)
Árbitro: Ronei Cândido Alvez
Assistente: Frederico Soares Vilarinho e Marcyano da Silva Vicente
Gols: Grafite, 4'1ºT (1-0), Fabinho Alves, 13'1ºT (2-0), Edilson, 21'2ºT (2-1), 31'2ºT (2-2), Mauricio, 36'2ºT (2-3), Jhonata Robert, 43'2ºT (2-4)
Cartões amarelos: Gabriel Bottan, Ygor, Léo Salino, Graffite (Tup), Filipe Machado, Jhonata Robert, Mauricio e Arthur (CRU)
Cartão vermelho: Não teve

TUPYNAMBÁS: Gabriel Bottan; Graffite, Adriano, Sílvio e Lúcio; Léo Salino (Sávio), Albert e Renan (Michel); Fabinho Alves, Ygor (Gabriel Sá) e Yago Caju. Técnico: José Luís Peixoto.

CRUZEIRO: Fábio; Edílson, Cacá (Arthur), Léo e João Lucas; Filipe Machado, Jadsom (Judivan); Maurício e Everton Felipe (Pedro Bicalho); Jhonata Robert e Roberson. Técnico: Adilson Batista.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do que foi publicado, a assistência para o gol de Mauricio foi de Roberson, e não de Robert. O erro foi corrigido.

Cruzeiro