Topo

Carioca - 2020

Botafogo marca no fim, supera o Vasco e elimina rival da Taça Guanabara

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

02/02/2020 17h58

O Botafogo conquistou a terceira vitória consecutiva no Campeonato Carioca. Com gol de Igor Cássio aos 45 minutos do segundo tempo, a equipe alvinegra derrotou o Vasco por 1 a 0, hoje (2), no Engenhão, pela quinta rodada da Taça Guanabara.

O resultado manteve o Botafogo com boas chances de classificação para a semifinal do primeiro turno do Carioca. Com nove pontos, o time dirigido por Alberto Valentim ocupa o segundo lugar do Grupo A, atrás do Boavista, que soma 10.

Mesmo assim, o Botafogo ainda precisará torcer contra Flamengo e Portuguesa, que jogam amanhã (3) no complemento da rodada, para seguir na zona de classificação. Os rubro-negros pegam o Resende no Maracanã, enquanto a Lusa visita o Volta Redonda.

O Vasco, por sua vez, está eliminado. Atuando com reservas, o time de Abel Braga parou na quarta colocação do Grupo B, com quatro pontos. A disputa pela classificação na chave fica entre Fluminense, Madureira e Volta Redonda.

No meio de semana, ambos os times se desligam do Estadual e focam em outras competições. O Botafogo joga na quarta-feira (5), contra o Caxias, pela primeira fase da Copa do Brasil. O Vasco atua no mesmo dia, em São Januário, contra o Oriente Petrolero (BOL), em estreia na Copa Sul-Americana.

O melhor - Bruno Nazário

O armador foi responsável pelas principais jogadas de ataque do Botafogo. E no fim, foi premiado com uma assistência para o gol decisivo de Igor Cássio.

O pior - Rafael Navarro

O atacante do Botafogo teve dificuldades no domínio e não deu sequências às jogadas. Foi substituído por Igor Cássio, que definiu o triunfo alvinegro.

Juninho sofre entorse no joelho

Ainda no primeiro tempo, o volante Juninho, do Vasco, sofreu uma entorse no joelho esquerdo. Na primeira avaliação dos médicos, porém, não constatada uma grande gravidade.

Botafogo poupa três titulares

O técnico Alberto Valentim preservou três jogadores considerados titulares: o zagueiro Joel Carli, o meia Cícero e o atacante Pedro Raul, e o Botafogo teve dificuldades sem eles. Pouco acionado, o meia Bruno Nazário criou alguns bons lances enquanto esteve com a bola.

Abel volta a apostar em dois centroavantes

Assim como já havia feito contra o Flamengo, o técnico Abel Braga apostou em dois homens de área na frente: Ribamar e Tiago Reis. O segundo encontrou dificuldades para fazer jogadas pelos lados do campo. O time se saía melhor pelo lado do veloz Vinícius.

Novato insinuante

Pela primeira vez no time titular, o atacante Vinícius, de 18 anos, foi um dos destaques do Vasco. Oriundo do time que disputou a Copa São Paulo neste ano, ele já havia atuado em três partidas na Taça Guanabara, mas sempre entrando no segundo tempo. Insinuante, ele acertou a trave do Botafogo em duas oportunidades -uma delas em uma finalização com toque de letra. Deixou o campo no segundo tempo sentindo dores musculares.

Mais jovem do século 21

O jovem Lucão desbancou Alexander e se tornou o mais jovem goleiro a estrear pelo Vasco da Gama no Século 21. O líder desse ranking era o ídolo Hélton, que jogou pela primeira vez na equipe profissional com 21 anos, na estreia cruzmaltina no Mundial de Clubes Fifa de 2000.

Cronologia do jogo

O gol no fim foi uma espécie de prêmio para o Botafogo, pois o equilíbrio foi a marca do clássico no Engenhão. No primeiro tempo, as equipes se equipararam inclusive nos lances perigosos, com duas bolas na trave para cada lado.

O Vasco foi o primeiro a acertá-la, com o jovem Vinícius aos 11 minutos, após boa jogada de Ribamar pela esquerda. Seis minutos depois, foi a vez de Bruno Nazário, pelo Botafogo, em cobrança de falta da direita, que passou por todo mundo até bater na trave direita.

Aos 36 minutos, Luis Henrique acertou a trave direita do Vasco em uma jogada individual dentro da área. Para completar, Vinícius, o melhor do Vasco, acertou mais uma na trave com um toque de letra, após cruzamento da direita.

No segundo tempo, o Botafogo se lançou mais ao ataque, principalmente com Luiz Fernando, e exigiu duas boas defesas de Lucão. No fim, veio o lance decisivo. Aos 45, Bruno Nazário foi lançado pela esquerda e cruzou para Igor Cássio. O centroavante chutou em cima de Lucão, mas contou com a sorte. A rebatida veio em seu corpo e terminou no gol do Vasco, definindo o triunfo botafoguense.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 1 x 0 VASCO

Local: Engenhão, no Rio de Janeiro
Data: 2 de fevereiro de 2020 (domingo)
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Alexandre Vargas Tavares de Jesus
Assistentes: Luiz Cláudio Regazone e Wallace Muller Barros Santos
Cartões amarelos: Marcelo Benevenuto, Igor Cássio (Botafogo); Ulisses, Alexandre, Caio Lopes (Vasco)
Gol: Igor Cássio, aos 45min do segundo tempo

BOTAFOGO: Gatito Fernández; Fernando, Marcelo Benevenuto, Kanu e Guilherme Santos; Thiaguinho, Alex Santana (Caio Alexandre), Bruno Nazário; Luiz Fernando (Rhuan), Rafael Navarro (Igor Cássio) e Luis Henrique. Técnico: Alberto Valentim

VASCO: Lucão; Cayo Tenório, Ulisses, Miranda e Alexandre; Andrey, Marcos Júnior e Juninho (Caio Lopes); Vinícius (Talles Magno), Tiago Reis e Ribamar (Marrony). Técnico: Abel Braga