Topo

Palmeiras

Marcos Rocha usa lado "nerd" e números para dar volta por cima no Palmeiras

Marcos Rocha começou a temporada de 2020 como um dos destaques do time de Vanderlei Luxemburgo - Cesar Greco/Ag. Palmeiras
Marcos Rocha começou a temporada de 2020 como um dos destaques do time de Vanderlei Luxemburgo
Imagem: Cesar Greco/Ag. Palmeiras

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

01/02/2020 04h00

Marcos Rocha está em alta. Depois de um 2019 de bons e maus momentos, semelhante ao ano de todo o Palmeiras, o lateral direito começou a temporada como um dos principais nomes da equipe de Vanderlei Luxemburgo. São duas assistências em três rodadas de Paulistão, números estudados e comemorados pelo próprio jogador, um "nerd" dentro do elenco palmeirense.

O experiente jogador de 31 anos contou ao UOL Esporte sobre como usa as estatísticas para avaliar o próprio jogo semana a semana. Ao fim de cada partida com a camisa alviverde, a caixa de entrada do e-mail do lateral direito recebe a planilha atualizada sobre os últimos 90 minutos.

"Sempre procuro me cobrar primeiro. Tenho um scout particular e procuro ver meus números, como passes, desarmes...a partir daí procuro melhorar. Recebo no meu e-mail os dados assim que acaba o jogo, e isso é uma base para tirar da minha avaliação durante as competições", contou o lateral.

"Desde o Atlético-MG, tenho este acompanhamento. É bem detalhado, bolas perdidas, passes errados, certos, porcentagem de toque que tenho durante a partida. Bom, estou feliz com meus números atuais, tenho comparado com o scout do Palmeiras e busco melhorar cada vez mais", acrescentou Marcos Rocha.

Palmeiras Marcos Rocha  - Cesar Greco/Ag. Palmeiras - Cesar Greco/Ag. Palmeiras
Marcos Rocha soma duas assistências em três jogos de Campeonato Paulista
Imagem: Cesar Greco/Ag. Palmeiras

O acompanhamento jogo a jogo serve como uma análise fria para Marcos Rocha. A satisfação sobre o próprio nível só vem depois da verificação com os dados enviados pela internet, encarada como algo fundamental pelo lateral direito para ter sucesso.

As estatísticas também surgem como uma forma de elevar a própria autoestima, mesmo em atuações mais discretas, contrárias às deste início de estadual. Marcos Rocha quer a tecnologia como aliada para chegar ao equilíbrio ideal com a camisa palmeirense.

"É importante para elevar o seu nível. Hoje tenho esta facilidade de ter as informações no e-mail pouco depois do jogo. Neles, você pode buscar a volta por cima. Às vezes, você pode estar com o rendimento baixo e não está aparecendo muito, mas os números são bons. É aí que buscamos o equilíbrio", relata.

Férias na roça e "detox" de redes sociais

Marcos Rocha Palmeiras - Cesar Greco/Ag. Palmeiras - Cesar Greco/Ag. Palmeiras
Lateral direito mira a seleção brasileira e sabe que um bom Paulistão pode encurtar o caminho
Imagem: Cesar Greco/Ag. Palmeiras

Este equilíbrio também tem o descanso como outro fator importante. Fora o período ao lado da família e os passeios a cavalo, Marcos Rocha se afasta da tecnologia com quem tanto trabalha durante o ano.

Nas férias, e-mails e, principalmente, redes sociais são ignorados, já que as cobranças durante a temporada passam dos limites. As críticas acima do tom ocorreram em 2019.

"Fui para a roça nas férias para passear a cavalo, pescar e ficar com a família. Ali é para desligar e fugir das redes sociais, porque você recebe muita porrada. As pessoas acham que podem falar qualquer coisa para você", desabafa Marcos Rocha.

"É fundamental buscar essa energia positiva com familiares e amigos, estar com a cabeça leve para desenvolver o seu melhor futebol, porque ninguém desaprende", encerra o camisa 2, um dos destaques do Palmeiras de Vanderlei Luxemburgo.

Paulistão por seleção

Palmeiras Marcos Rocha comemora gol - Cesar Greco/Ag. Palmeiras - Cesar Greco/Ag. Palmeiras
Marcos Rocha comemora o gol marcado no duelo contra o Ituano, na estreia palmeirense no Paulistão
Imagem: Cesar Greco/Ag. Palmeiras

O início de temporada anima Marcos Rocha por outro fator: seleção brasileira. Diante de uma oportunidade de Copa América no meio do ano e a presença dos concorrentes Daniel Alves (São Paulo) e Fagner (Corinthians) no mesmo torneio, o palmeirense acredita que o Paulistão pode direcionar a atenção de Tite para a Academia.

"O Paulistão pode dar tranquilidade para trabalhar o ano. Ganhando, tira um peso, mas, claro, não perdendo o foco nas outras competições. Particularmente, com a gente buscando o título, a visibilidade viria para mim e para o Palmeiras. Pelo nível do campeonato, a porta da seleção volta a sorrir para nós jogadores do Palmeiras", discursou.

"Aqui não tem só o Weverton [goleiro convocado recentemente por Tite], são muitos jogadores de qualidade que podem servir a seleção", encerrou, chamando a atenção de Tite para os comandados de Vanderlei Luxemburgo.

Palmeiras