Topo

Vasco

Vasco x Cabofriense é adiado e acontecerá na manhã desta sexta-feira

São Januário, estádio do Vasco, ficou sem luz por causa das chuvas que caem no Rio de Janeiro - DHAVID NORMANDO/ESTADÃO CONTEÚDO
São Januário, estádio do Vasco, ficou sem luz por causa das chuvas que caem no Rio de Janeiro Imagem: DHAVID NORMANDO/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

30/01/2020 22h47Atualizada em 30/01/2020 23h29

A partida entre Vasco e Cabofriense, pela Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca, que aconteceria na noite desta quinta-feira, em São Januário, foi adiado para a manhã desta sexta-feira. O jogo mudou de horário devido a problemas causados pelo temporal que caiu no Rio de Janeiro nesta noite.

Com a forte chuva, um transformador da Light queimou e o estádio parou de receber energia. Funcionários da Light e do Vasco tentaram soluções para o problema, mas, até às 22h50, a luz não havia retornado ao local.

"Esticamos a corda o máximo que pudemos em função do calendário, sempre apertado, mas também temos de ir para o bom senso. Por isso, demos por encerrada a espera. O sistema não se mostrou confiável. A Luz voltou às 22h30, mas, logo depois, teve nova queda. Não posso liberar torcedores de entrar ao estádio, jogadores para irem a campo, mas sem saber se teríamos autonomia para a partida... Então, demos por encerrado às 22h40", disse Marcelo Vianna, diretor de competições da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj).

Como fica a torcida?

Em entrevista concedida momentos antes da confirmação do adiamento do jogo, Alexandre Campello, presidente do Vasco, afirmou que o clube devolveria o dinheiro aos cruzmaltinos que não pudessem comparecer na sexta pela manhã.

"Vamos fazer a devolução dos ingressos a quem não puder vir amanhã. Bom lembrar que os torcedores estão fora do estádio por segurança. Foi uma orientação da polícia. Concordamos com isso porque fazer o acesso poderia colocá-los em risco".

Em nota, divulgada posteriormente, o Vasco explicou que "não haverá venda de ingresso e só poderá entrar quem tiver comprado o ingresso para esta quinta (30/01). Os portões abrem às 10h. Quem tiver o ingresso, mas não puder comparecer, o Vasco irá reembolsar. Detalhes sobre o reembolso serão divulgados em breve".

Ainda de acordo com Marcelo Vianna, o clássico entre Vasco e Botafogo está mantido para domingo à tarde, no Nilton Santos —mesmo que o intervalo mínimo de 66 horas exigido pela CBF entre um jogo e outro não seja respeitado. Ele recordou que, na próxima semana, o time comandado por Abel Braga tem a partida contra o Oriente Petrolero, da Bolívia, pela Copa Sul-Americana.

"O clássico do próximo domingo está normatizado no regulamento. Não tem nada que impeça. O Botafogo jogou hoje à noite [vitória sobre o Resende] e terá algumas horas de descanso a mais, sim, mas em função da questão climática. São Januário foi afetado e temos de passar para amanhã às 11h. Se tivesse espaço no calendário, faríamos, mas não tem espaço. O Vasco tem agenda no meio da semana. A partida [clássico] está mantida".

Inicialmente, o jogo estava marcado para às 21h30 e, posteriormente, passou para 22h. Enquanto o problema não era resolvido, o Batalhão Especial de Policiamento em Estádio (Bepe) não autorizou a abertura dos portões por motivos de segurança.

Diante dos imprevistos, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) realizou uma reunião com a diretoria do clube. Cogitou-se fazer o pontapé inicial às 23h05, mas os planos mudaram após nova queda de energia. Desta forma, ficou decidido que o duelo acontecerá na manhã desta sexta-feira.

Vasco