Topo

Palmeiras

Uruguaio na mira do Palmeiras é estrela no país e idolatra ex-são paulino

Matias Viña, que interessa ao Palmeiras, em ação pelo Nacional, do Uruguai - Eitan Abramovich/AFP
Matias Viña, que interessa ao Palmeiras, em ação pelo Nacional, do Uruguai Imagem: Eitan Abramovich/AFP

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

30/01/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Matías VIña, de 22 anos, é o novo alvo do Palmeiras no mercado da bola.
  • O lateral esquerdo do Nacional se destacou no Uruguai, recebendo o prêmio de melhor jogador do campeonato em 2019.
  • No ano passado, VIña também ganhou as primeiras chances com a camisa da seleção uruguaia. Foram seis jogos.
  • Para ter sucesso, Viña se aconselhou com Álvaro Pereira, ex-ala do São Paulo e nome histórico da Celeste.
  • Na posição, o Palmeiras conta com Victor Luis e Diogo Barbosa, nomes que não são tratados como unanimidade pelo torcedor.

Matías Viña, 22 anos, é o novo alvo do Palmeiras no mercado da bola. O lateral esquerdo possui proposta do clube alviverde, segundo confirmação obtida na noite de ontem (29) pelo UOL Esporte, e pode chegar credenciado por uma ascensão rápida no país vizinho. Apesar da pouca idade, o ala se tornou estrela no Nacional-URU e se apega à trajetória de um ex-são paulino para se fixar na seleção celeste.

Eleito o melhor jogador do Campeonato Uruguaio de 2019, Viña viveu um 2019 de sonhos. A evolução combinada com os conselhos no clube de Álvaro Pereira, lateral esquerdo com passagem pelo São Paulo e nome histórico da Celeste, tornou o jovem um jogador de seleção uruguaia. Foram seis amistosos no ano passado.

Durante a temporada, Viña anotou cinco gols em 40 jogos e acabou eleito como destaque do país por jogadores, treinadores e árbitros. O lateral esquerdo se destaca pela capacidade ofensiva, em evolução desde o início do ano passado, e chama também a atenção do futebol europeu.

Relatos da imprensa uruguaia citam o trabalho extra feito pelo jogador para melhorar os cruzamentos e as finalizações, que resultaram em gols importantes para o título do Nacional conquistado no fim do ano passado.

Victor Luis Palmeiras - Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação - Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação
Victor Luis é o atual titular da lateral esquerda, mas longe de ser um nome unânime no Palmeiras
Imagem: Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação

Este papel ofensivo chamou a atenção do Palmeiras, que possui atualmente duas opções para a lateral esquerda. Antigo titular, Diogo Barbosa tem sido costumeiramente criticado pelos torcedores e perdeu espaço sob o comando de Vanderlei Luxemburgo nestas primeiras semanas de trabalho.

O novo titular do treinador veterano é Victor Luis. Formado na base e palmeirense de coração, o lateral esquerdo exibiu boa atuação diante do Oeste, na noite de ontem.

Foi por um chute de longe do ala que Caíque França cedeu rebote para Gustavo Scarpa, que acabou derrubado dentro da área e gerou o pênalti responsável por abrir o placar para o Palmeiras.

O gol de bola parada serviu para tranquilizar o time para o segundo tempo, e o Palmeiras construiu naturalmente a goleada sobre o clube do interior paulista. O nome de Victor Luís, entretanto, não é tratado como uma unanimidade; Viña, caso desembarque na capital paulista, chegaria com status de titular no time de Luxemburgo.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do que informado anteriormente, a sede atual do Oeste é Barueri e não mais Itápolis. O erro foi corrigido.

Palmeiras