Topo

Paulista - 2020

São Paulo busca virada com gol de Arboleda e derrota a Ferroviária

SPFC comemora - Thiago Calil/AGIF - Thiago Calil/AGIF
Imagem: Thiago Calil/AGIF

Bruno Grossi

Do UOL, em Araraquara (SP)

29/01/2020 23h24

O São Paulo segue invicto no Campeonato Paulista. Com a volta de Alexandre Pato ao time titular depois de três meses, o time comandado por Fernando Diniz buscou a virada e venceu a Ferroviária por 2 a 1 na Arena Fonte Luminosa, em Araraquara. Com o resultado, o Tricolor foi a sete pontos e garante a liderança do Grupo C na terceira rodada.

Foi a primeira virada do São Paulo desde 10 de agosto do ano passado, quando fez 3 a 2 sobre o Santos no Campeonato Brasileiro. O triunfo de hoje teve gols de Hernanes, em belo chute de fora da área, e Robert Arboleda, que acabou ovacionado por parte dos tricolores. Felipe Ferreira havia aberto o placar para a Ferroviária.

Na quarta rodada do Paulistão, o São Paulo volta a jogar em casa. O compromisso contra o Novorizontino está marcado para as 20h de segunda-feira, dia 3 de fevereiro, no Morumbi. A Ferroviária visita o Oeste às 16h deste sábado.

Pato ganha a chance que sonhava, briga, mas perde gols

Alexandre Pato cresceu nos treinamentos na pré-temporada. A motivação mostrada por ele começou a chamar a atenção de Fernando Diniz, que aproveitou a ausência do lesionado Helinho para dar a primeira chance como titular para Pato. O resultado foi uma atuação interessante, bom bastante movimentação, tabelas e até entrega na marcação. Pato foi 9, foi ponta direita e ponta esquerda. Mas nas três chances que teve, falhou na frente do goleiro Saulo, incluindo um lance que já estava parado por impedimento e que tinha Vitor Bueno sozinho ao lado. Na etapa final, saiu com cãibras sob aplausos da torcida.

Os melhores: Pablo e Daniel Alves

Daniel Alves - Thiago Calil/AGIF - Thiago Calil/AGIF
Imagem: Thiago Calil/AGIF

A presença de Pablo como ponta direita deixou o São Paulo mais agressivo, mesmo que ainda sofra sem jogadas individuais em velocidade. O atacante foi importante para marcar a saída de bola e empurrar a Ferroviária para trás. Ele criou as melhores chances do primeiro tempo e iniciou o lance do gol de Hernanes. Daniel Alves, mais uma vez como um segundo volante, coordenava cada descida são-paulina com classe e rapidez. Hernanes e, pela Ferroviária, Tony merecem menção honrosa.

O pior: Reinaldo

Talvez tenha sido a pior atuação de Reinaldo desde o retorno ao São Paulo, no início de 2018. O lateral-esquerdo levou um baile de Claudinho no gol que abriu o placar para a Ferroviária e errou demais com a bola no pé. Na outra lateral, Juanfran foi bastante burocrático mesmo com os espaços que Pablo abria por ali, mas melhorou na etapa final.

Atuação do São Paulo

Com Pato na vaga de Helinho, o São Paulo ainda não teve a velocidade que se espera no ataque para arrancadas ou lançamentos em profundidade. Mas houve uma melhora técnica que permitiu trocas de passes mais velozes e uma imposição maior diante da Ferroviária. O trabalho de Tchê Tchê na saída de bola segue eficiente. No segundo tempo, Diniz foi mais rápido para combater a morosidade ao trocar Pato e Vitor Bueno pelos ágeis Everton e Toró.

Atuação da Ferroviária

Uma das equipes que mais apresentava posse de bola neste início de Paulistão precisou se virar diante do domínio do São Paulo. E sob ordens do técnico Sérgio Soares para não recuar demais, a Ferroviária conseguiu encarar bem os visitantes. As jogadas em velocidade pela ponta, principalmente com Claudinho, foram eficientes. Faltou solidez na linha de defesa, mesmo diante de um bom jogo dos volantes.

Cronologia do jogo

O São Paulo conseguiu dominar a Ferroviária em boa parte do primeiro tempo e perdeu pelo menos duas chances com Pato, além de outra em que o atacante já estava impedido quando errou finalização. E quando o Tricolor jogava melhor, Felipe Ferreira aproveitou linda jogada individual de Claudinho sobre Reinaldo para abrir o placar, aos 26 minutos.

Foi o primeiro gol sofrido pelo São Paulo no ano, que teria a confiança testada diante da adversidade. Só que Hernanes, também em belo lance individual após receber de Pablo, driblou três marcadores e bateu cruzado de esquerda de fora da área para deixar tudo igual já aos 29 minutos.

Na volta do intervalo, coube ao Profeta cobrar o escanteio que gerou a virada são-paulina aos três minutos. Bruno Alves cabeceou para Saulo espalmar e Arboleda encheu o pé antes de sair vibrando em êxtase. A torcida tricolor presente na Fonte Luminosa ovacionou o equatoriano, que começou 2020 pressionado por ter vestido uma camisa do rival Palmeiras.

Torcida do São Paulo domina estádio, mas é retirada de setor caseiro

A partida da noite de hoje na Arena Fonte Luminosa contou com público de 10.940 pessoas. E a torcida do São Paulo conseguiu ser maioria mesmo como visitante. É que muitos tricolores ocuparam um setor família, onde não era permitido usar roupas são-paulinas. No setor oposto, atrás do banco de reservas, nem mesmo torcedores à paisana do São Paulo foram aceitos. Um quarteto que estava por ali acabou retirado por um funcionário da Ferroviária, enquanto ouviam gritos de "bambi".

FICHA TÉCNICA

Ferroviária 1 x 2 São Paulo

Local: Arena Fonte Luminosa, em Araraquara (SP)
Data: 29 de janeiro de 2019 (quarta-feira)
Horário: 21h30 (de Brasília)
Público: 10.940
Renda: R$ 511.210,00
Árbitro: Ilbert Estevam da Silva
Assistentes: Miguel Cataneo Ribeiro da Costa e Alberto Poletto Masseira

Gols: Felipe Ferreira, aos 27, e Hernanes, aos 29 minutos do primeiro tempo; Arboleda, aos 5 minutos do segundo tempo

Ferroviária: Saulo; Lucas Mendes, Rayan, Carlão e Bruno Recife; Pablo Oliveira, Tony, Claudinho (Yuri) e Fellipe Mateus (Léo Artur); Felipe Ferreira e Henan (Hygor). Técnico: Sérgio Soares

São Paulo: Tiago Volpi; Juanfran, Arboleda, Bruno Alves e Reinaldo; Tchê Tchê (Luan), Daniel Alves e Hernanes; Alexandre Pato (Everton), Vitor Bueno (Toró) e Pablo. Técnico: Fernando Diniz