Topo

OPINIÃO

Arnaldo Ribeiro: "Diego Souza vai ser muito útil ao Grêmio"

Juca: "Tiago Nunes tem que se adaptar ao time que ele tem neste momento"

UOL Esporte

Do UOL

Em São Paulo

28/01/2020 04h00

O Grêmio teve como seus mais recentes reforços anunciados os veteranos Diego Souza e Thiago Neves para o time que disputará a Libertadores este ano, contratações que dividem opiniões tanto dos torcedores quanto dos jornalistas devido ao que fizeram na última temporada.

No terceiro bloco do podcast Posse de Bola #17, os jornalistas Eduardo Tironi, Arnaldo Ribeiro e Mauro Cezar Pereira comentaram as contratações dos dois jogadores, todos com ressalvas para o caso de Thiago Neves, mas Arnaldo acredita que Diego Souza foi um acerto da diretoria gremista.

"Eu acho a contratação do Diego Souza melhor que a do Thiago Neves. Eu gosto do Diego Souza, mesmo com 120 kg. No Brasil, são pouquíssimos caras que fazem gols, e ele faz gols. O Grêmio tentou o Pedro, e o Flamengo, sabiamente, utilizando o passado e o desejo do jogador, o contratou e evitou que ele fosse reforçar o Grêmio. O Grêmio precisa de centroavante, não deu com o André, não deu com o Tardelli, e precisa de centroavante. Não tem no mercado, só tem o Diego Souza", disse Arnaldo.

E mesmo com as ressalvas no caso de Thiago Neves, Arnaldo acha que ele também poderá ser útil a Renato Gaúcho na campanha em busca do tetracampeonato continental.

"Eu acho que o Diego Souza vai ser muito útil, ainda mais com Libertadores e essas coisas, o cara é jogador cascudo. E acho que o Thiago Neves pode ser opção, não para jogar todas as partidas, os dois podem ser úteis", justifica o jornalista.

O Grêmio já havia contratado jogadores como o goleiro Vanderlei e os laterais Victor Ferraz e Caio Henrique. Para Eduardo Tironi, esta é uma oportunidade que Thiago Neves não pode desperdiçar, depois da forma como terminou o ano de 2019 no Cruzeiro, rebaixado para a Série B.

"Eu acho que o Thiago Neves, depois de tudo o que aconteceu no ano passado, o cara ter a chance de jogar num time grande, Libertadores e tudo mais, não é possível que ele não aproveite isso decentemente", disse Tironi.

Mauro Cezar Pereira criticou a insistência do Grêmio em seguir tentando recuperar jogadores, algo que o clube tem feito nos últimos anos e foi bem em alguns casos.

"Eu estou meio cansado do Grêmio sempre apostar nos jogadores que ele vai recuperar. Essas contratações feitas inicialmente tinham um outro perfil, um goleiro contratado com um ano de atraso, deveriam ter ido atrás do Vanderlei há mais tempo, desde que ele foi barrado no Santos. Contrata dois laterais, um deles que pode jogar até no meio de campo, que é o Victor Ferraz, o próprio Caio Henrique que virou um ótimo lateral esquerdo e também pode jogar no meio. Aí vai para esses caras que são tentativas de reciclagem de jogador que já deu o que tinha que dar", disse Mauro.

"Diego Souza, eu até entendo mais, por essa razão toda, carência e tudo de jogadores com essa função. Se estiver mais magrinho, mais em forma, pode ser um cara com presença de área para fazer um pivô, é um cara que tem boa técnica, já jogou bem no Grêmio em outro momento como meio-campista, então conhece o clube. O Thiago Neves, sinceramente, 'ah porque o Thiago Neves foi meu jogador no Fluminense, na Libertadores'. Em 2008, eles foram vice-campeões da Libertadores juntos em 2008, nós estamos em 2020", finalizou Mauro, citando o trabalho anterior de Neves sob o comando de Renato.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.