Topo

Tricampeão na retranca, Corinthians busca tetra paulista com nova filosofia

Luan é o grande reforço do Corinthians para a temporada 2020. O camisa 7 faz a sua estreia hoje na Arena como meia do Timão - Rafael Ribeiro/Florida Cup
Luan é o grande reforço do Corinthians para a temporada 2020. O camisa 7 faz a sua estreia hoje na Arena como meia do Timão Imagem: Rafael Ribeiro/Florida Cup

Samir Carvalho

Do UOL, em São Paulo (SP)

23/01/2020 04h00

O Corinthians inicia hoje (23), às 21h30, a sua participação no Campeonato Paulista 2020, diante do Botafogo, na Arena de Itaquera. O clube paulista foi campeão das últimas três edições e, por isso, busca o tetracampeonato estadual. Após alcançar este feito jogando sob o comando e a 'retranca demasiada' de Fábio Carille, o Alvinegro agora busca o tetracampeonato paulista com uma 'filosofia nova'.

O técnico Tiago Nunes trabalha há pouco mais de duas semanas para implementar o seu sistema de jogo. Diferente de Carille, que aposta na transição, o novo comandante do Corinthians prioriza uma tática bastante ofensiva, com o jogo vertical, marcação alta, velocidade, entre outras estratégias.

O 'novo Corinthians' pôde ser visto na Flórida Cup, onde o Corinthians venceu e perdeu uma partida pelo mesmo placar: 2 a 1. Além da postura tática oposta, Tiago Nunes tirou os veteranos do time e colocou atletas mais leves e técnicos na equipe titular.

Pedro Henrique substituiu Manoel e já deixou a zaga mais leve. O sistema defensivo ainda tem o jovem Lucas Piton, promovido do sub-20, no lugar de Danilo Avelar, que agora disputa vaga na zaga. O setor de meio-campo foi o que mais impressionou nos Estados Unidos.

Se Carille apostava em Ralf, Gabriel, Jadson, Sornoza e outros, Tiago Nunes colocou dois jogadores mais técnicos como volantes, por exemplo: casos de Camacho e Victor Cantillo, que se destacaram contra New York City e Atletico Nacional, em Orlando, com boa saída de jogo.

Se não bastasse, Luan, a principal contratação do Corinthians, começou em alta ao marcar dois gols logo em sua estreia. O camisa 7 atua centralizado no esquema de Tiago Nunes e busca a bola na linha dos volantes no meio-campo.

Sendo assim, o Corinthians ganhou três armadores para os atacantes Janderson e Boselli. Além disso, Tiago Nunes deslocou Ramiro para atuar na posição que o consagrou no Grêmio: aberto do lado direito do ataque e com liberdade para entrar na área.

Na Flórida Cup, Ramiro até marcou um belo gol na entrada da pequena área durante a derrota para o Atletico Nacional.

Vale destacar também que o 'novo Corinthians' conta com laterais que apoiam ao ataque o tempo todo. Ano passado, por exemplo, Fagner foi mais xerife do que apoiador, enquanto Danilo Avelar quase não passava do meio-campo.

Cantillo é desfalque

Tiago Nunes inicia o Campeonato Paulista sem um de seus principais jogadores: Cantillo. O colombiano não foi inscrito a tempo e deve ser substituído por Richard. No restante, o time deve ser o mesmo que foi titular em Orlando. Além de Cantillo, o zagueiro Danilo Avelar, com pubalgia, não foi inscrito por conta da lesão e desfalca o Corinthians entre três e quatro semanas, no mínimo.

FICHA TÉCNICA:
CORINTHIANS x BOTAFOGO

Data e horário: 23 de janeiro de 2020, às 21h30 (de Brasília)
Local: Arena Corinthians, São Paulo (SP)
Arbitragem: Luiz Flavio de Oliveira
Auxiliares: Neuza Ines Back e Gustavo Rodrigues de Oliveira

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Pedro Henrique, Gil e Lucas Piton; Richard e Camacho; Ramiro, Luan e Janderson; Boselli. Técnico: Tiago Nunes

BOTAFOGO-SP: Darley; Val, Reginaldo, Didi e Guilherme Romão; Ferreira e Willian Oliveira; Murilo Oliveira, Murilo e Ronald; Diego Cardoso
Técnico: Wagner Lopes