PUBLICIDADE
Topo

Quem é o zagueiro ex-SPFC que convenceu Jesualdo e é surpresa no Paulista

Alex é puxado pela camisa ao comemorar gol pelo sub-20 do Santos - Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC
Alex é puxado pela camisa ao comemorar gol pelo sub-20 do Santos Imagem: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC

Eder Traskini

Colaboração para o UOL, em Santos

23/01/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Zagueiro de 20 anos começou a temporada no Santos B
  • Ele teve oportunidade de treinar entre os profissionais por causa de lesões de Aguilar e Veríssimo
  • O desempenho nos treinamentos e as poucas opções no setor fizeram Jesualdo Ferreira inscrevê-lo no Paulista
  • Atleta chegou ao Santos em maio do ano passado e precisou ser inscrito na lista A
  • Alex começou a carreira no São Paulo, passou pelo Fluminense e já esteve na mira da Udinese, da Itália

A lista de inscrição no Campeonato Paulista enviada anteontem (21) pelo Santos contém um nome que deixou o torcedor surpreso: o zagueiro Alex. O defensor de 20 anos iniciou o ano no Santos B, mas aproveitou contusões e a oportunidade de treinar com os profissionais para convencer o técnico Jesualdo Ferreira para ser inscrito no Estadual.

Apesar de vir das categorias de base, Alex foi inscrito na lista A, ocupando uma vaga importante: o Santos só tem mais três espaços disponíveis na lista e os zagueiros Aguilar e Veríssimo, além do meia Cueva, ainda não foram inscritos. Ou seja, caso o Peixe contrate reforços — e está atrás de pelo menos um lateral esquerdo — um dos três ficará fora do Paulistão.

Alex chegou ao Peixe em maio do ano passado vindo do Fluminense. Para que fosse inscrito na lista B, até 21 anos, ele teria de estar no clube há pelo menos 12 meses, por isso o Santos precisou dispor uma vaga na lista principal para o defensor.

Com Aguilar e Veríssimo entregues ao departamento médico, Alex teve chance de treinar entre os profissionais e seu desempenho convenceu o técnico Jesualdo Ferreira a inscrevê-lo diante das poucas opções no setor. Além dos momentaneamente titulares Luan Peres e Luiz Felipe, apenas o jovem Wagner Leonardo é opção na zaga — esse sim inscrito na lista B.

Alex começou a carreira no São Paulo aos 13 anos. Ele atuou no clube do Morumbi até o sub-17, quando acabou dispensado e acertou com o Fluminense. Nas Laranjeiras, ele fez sua estreia profissional justamente diante do Santos. No ano passado, já no Peixe, foram 19 jogos pelo sub-20 e quatro gols marcados.

Canhoto e com boa técnica, Alex esteve na mira da Udinese, da Itália, enquanto jogava pelo Fluminense. O clube italiano chegou a enviar olheiros para analisar o jogador, mas o negócio não evoluiu.

Na vinda para o Peixe, o Tricolor carioca manteve 30% dos direitos econômicos do jogador. Alex assinou contrato com o Santos válido até o final de 2023.

Santos