Topo

São Paulo

Vitor Bueno aprova estreia, mas quer São Paulo mais eficiente no ataque

Bruno Grossi

Do UOL, em São Paulo

22/01/2020 23h53

Em que pese a diferença técnica para o Água Santa, o São Paulo conseguiu estrear no Campeonato Paulista com um ataque mais ativo do que foi visto ao longo de 2019. O técnico Fernando Diniz focou a pré-temporada justamente em melhorar o setor ofensivo e viu o Tricolor se soltar mais na noite de hoje (22) no Morumbi. Mas para um dos pilares da equipe acredita que ainda é preciso de muito mais mesmo com a vitória por 2 a 0.

Vitor Bueno já havia sido artilheiro do São Paulo no último Campeonato Brasileiro com seis gols e começou o Paulistão com bom desempenho: uma assistência para Pablo abrir o placar e mais um passe desequilibrante no gol de Daniel Alves. Os lances, ambos no primeiro tempo, mostraram maior velocidade na troca de passes e na transição para o ataque do que no ano passado.

"É o que estamos propondo desde a volta da pré-temporada. No ano passado tinha essa pressão (de ficar com a posse de bola no campo ofensivo), mas faltava efetividade. Estamos trabalhando para nesse ano concluir ao gol as bolas que sobrarem", ponderou Vitor Bueno, em entrevista ao canal Premiere.

Ao todo, o São Paulo finalizou 19 vezes no confronto com o Água Santa. O número é superior à média tricolor no Brasileirão passado — 12,7, segundo o Footstats. Para tentar aprimorar ainda mais o setor ofensivo, Diniz posicionou o time mais à frente graças ao esquema do meio de campo, em que Tchê Tchê é o volante mais marcador, mas tem liberdade para sair, e Daniel Alves e Hernanes ficam encarregados de municiar o trio de ataque montado com Helinho, Bueno e Pablo.

A tendência é que esse desenho seja mantido para a segunda rodada do Paulistão. O São Paulo enfrenta o Palmeiras às 16h de domingo na Arena Fonte Luminosa, em Araraquara. E Pablo, um dos goleadores da noite, também lembra que ainda é preciso melhorar mais: "Ano passado foi complicado, mas já passou e 2020 começou muito bem. Fizemos uma grande partida, e começar a temporada com gol e vitória é especial. Conquistamos um resultado importante para abrir o ano, mas vamos caprichar ainda mais para ter um time forte na temporada".

São Paulo