Topo

Segredos de Tiago no Corinthians têm 'obsessão vertical' e campo magnético

Samir Carvalho

Do UOL, em São Paulo (SP)

22/01/2020 04h00

O técnico Tiago Nunes já mostrou a que veio em suas primeiras semanas de trabalho no Corinthians. A metodologia de treinamentos do novo comandante do Alvinegro arranca elogios de todos internamente no dia a dia do CT Joaquim Grava. Inclua aí jogadores, profissionais da comissão técnica e até dirigentes.

O UOL Esporte conta aqui alguns dos segredos que o ex-técnico do Athletico-PR apresenta durante os treinos fechados que realiza sem a presença dos jornalistas. O principal deles é o que muitos tratam como uma positiva obsessão em relação ao jogo vertical.

O técnico cobra que sua equipe tenha mais posse de bola que o adversário, é verdade. Mas, diferentemente de muitos técnicos no futebol brasileiro, não dá ênfase a essa estratégia. O foco de Tiago é que o time jogue sempre para frente, em direção ao gol do rival. Esse é o fim.

Além do jogo vertical, Tiago Nunes prioriza movimentação dos atletas em todos os espaços do campo.

Outra metodologia de trabalho do técnico que desperta a atenção dos atletas corintianos é que, antes de executar os treinamentos no gramado, Tiago Nunes gosta de explicar o que será treinado no campo magnético. É um dos seus recursos preferidos para passar instruções ao elenco, explicando tanto movimentações como táticas para os seus comandados.

O técnico não hesita, inclusive, em fazer esse trabalho em sessões individuais com os jogadores. É muito comum ver, até em treinos abertos aos jornalistas, o técnico de canto explicando suas táticas para algum atleta na sua prancheta.

Hoje (22), Tiago Nunes realiza mais um treino fechado para a imprensa na Arena Corinthians. Ontem (21), o treinador já comandou atividade no estádio corintiano com os portões fechados. O técnico realiza os últimos ajustes na equipe para a estreia no Campeonato Paulista, diante do Botafogo, amanhã (23), às 21h30 (de Brasília), em Itaquera.

Para este duelo, o Alvinegro não vai contar com uma peça-chave para o seu esquema no Corinthians: o volante Victor Cantillo, que não foi inscrito a tempo para a primeira rodada da competição. Richard, que voltou de empréstimo do Vasco, deve ser o substituto.

O Corinthians deve entrar em campo com Cássio, Fagner, Pedro Henrique, Gil, Lucas Piton; Richard, Camacho, Ramiro, Luan, Janderson; Mauro Boselli.