Topo

Santos

Confira todas as novidades da Vila Belmiro para a estreia do Santos

Reformas da Vila Belmiro para a temporada 2020 do Santos - UOL
Reformas da Vila Belmiro para a temporada 2020 do Santos Imagem: UOL

Eder Traskini

Colaboração para o UOL, em Santos

22/01/2020 04h00

O Santos novamente utilizou o período sem jogos entre o final da temporada 2019 e o início de 2020 para fazer reformas pontuais e importantes na Vila Belmiro. Como o UOL Esporte antecipou, o setor visitante foi transferido para outro local, abrindo mais espaço para o torcedor santista, mas não foi apenas isso que mudou no estádio.

A principal alteração foi justamente essa: a arquibancada superior localizada atrás do gol oposto ao placar receberá somente torcedores do Santos, que poderão acessar o setor através do portão 24 e também do 21, reformado e que dará a oportunidade do torcedor acompanhar o jogo sem subir até a arquibancada, do "térreo" — onde antes costumava ser um "paredão" sem visão para o campo.

Antes, metade do espaço era destinado à torcida visitante, que agora ficará no canto da arquibancada ao lado do campo, conhecido como portão 17. A divisória entre visitantes e torcedor santista é feita de vidro e tem mais de dois metros de altura. Uma linha de policiais ficará no limite da arquibancada, do lado do torcedor visitante. Um novo acesso foi construído para o torcedor rival entrar no estádio.

Ainda na mesma arquibancada, foi retirada a barreira física entre as cadeiras cativas e o portão 17, que gerava alguns pontos cegos. Agora, uma espécie de cordão, e seguranças ficarão responsáveis pela divisão dos setores, melhorando a visão.

Outra mudança importante foi a retirada da cobertura dos camarotes térreos. A estrutura era feita de policarbonato e deixava passar muito do calor em dias ensolarados, um dos motivos pelos quais o Peixe decidiu rebaixar o vidro, que antes isolava o espaço do gramado. A intenção é melhorar a experiência do torcedor que, em dias de chuva, ainda poderá se abrigar no corredor imediatamente atrás do camarote, ainda tendo uma visão privilegiada da partida.

A cobertura retirada é a mesma utilizada no banco de reservas do Santos e da equipe visitante. O Peixe pretende, futuramente, substituir a estrutura por telhas térmicas para melhorar as condições dos atletas que ficam no banco.

Uma das novidades mais aguardadas pelo torcedor santista ainda não estará pronta na estreia: o novo placar. O Peixe faria um placar gigante no portão sete e oito, mas decidiu dividir o material para fazer um outro placar, atrás do gol oposto. No entanto, será necessário um reforço nas vigas da arquibancada, o que atrasou a entrega do novo placar.

Outras mudanças de cunho mais técnico também foram realizadas. O espaço do camarote de onde a Santos TV fazia as lives das partidas foi transformado no Centro de Comando de Operações, de onde os profissionais poderão ter uma visão completa do estádio, melhorando os procedimentos de segurança.

A Santos TV, assim como operadores de som e câmeras, ficarão em uma nova sala reformada na mesma torre, logo abaixo do camarote, e acima de onde fica o locutor do estádio. Todas as mudanças já estreiam na partida de amanhã (23) contra o Red Bull Bragantino, às 19h15.

Santos