Topo

Alisson já é melhor do que Ceni, Marcos, Dida e cia? Blogueiros opinam

Alisson comemora gol de Salah e vitória do Liverpool sobre o Manchester - REUTERS/Phil Noble
Alisson comemora gol de Salah e vitória do Liverpool sobre o Manchester Imagem: REUTERS/Phil Noble

Do UOL, em Santos (SP)

21/01/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Liverpool venceu o United por 2 a 0 com direito a assistência de Alisson
  • Brasileiro vem se firmando como um dos melhores goleiros do mundo
  • Mas qual o patamar que o arqueiro revelado pelo Inter já atingiu?
  • Juca: "Precisa comer muito feijão para ser Taffarel ou Marcos"
  • "Vejo Alisson acima de Rogério, Júlio César e Taffarel", diz Perrone

No último domingo (18), Alisson voltou a ser destaque do Liverpool, mas desta vez não com defesas. O goleiro brasileiro chamou a atenção por conta de uma assistência precisa que deu para Salah decretar a vitória por 2 a 0 no clássico contra o Manchester United, no Anfield Road, pela 23ª rodada do Campeonato Inglês.

Desde 2016 na Europa e desde 2018 no Liverpool, o jogador de 27 anos revelado pelo Internacional tem se firmado como um dos principais goleiros do mundo.

Mas qual o patamar que Alisson já alcançou? É apenas o melhor goleiro brasileiro da atualidade ou já pode ser colocado na mesma prateleira, por exemplo, de Marcos, Rogério Ceni e Dida? Fizemos algumas perguntas sobre o camisa 1 da seleção aos blogueiros do UOL Esporte. Veja o que eles pensam:

Alisson é um fenômeno entre os goleiros mundiais?

ANDRÉ ROCHA

Não, é "apenas" o melhor goleiro do mundo na atualidade. Reposição com qualidade e já acionando atacantes o Helton já fazia no Vasco nos anos 2000. O último a, de fato, revolucionar a posição foi o alemão Neuer.

Leia o blog do André Rocha.

ANDREI KAMPFF

Negar isso é contrariar os fatos. Mesmo pra quem não o vê jogar, basta olhar o que conquistou no Liverpool e os prêmios individuais que recebeu nos últimos três anos.

Leia o blog Lei em Campo.

BENJA

Frio, sem defesas espalhafatosas, o cara é um monstro!

Leia o blog do Benja.

BOLÍVIA

"Fenômeno" acho exagero. Mas hoje é o melhor goleiro do mundo, jogando em altíssimo nível na Europa, como já foi Júlio César pela Inter.

Leia o blog do Bolívia.

JUCA KFOURI

Fenômeno é exagero. Trata-se sim de ótimo goleiro e mais um a dar belo passe para gol.

Leia o blog do Juca.

JULIO GOMES

Não acho um fenômeno, é "apenas" o melhor goleiro do mundo hoje. Mas não creio que tenha atributos assim tão fora da curva para ser qualificado como um fenômeno.

Leia o blog do Julio Gomes.

MARCEL RIZZO

Sim, é o melhor do mundo e moderno, como gostam. Hoje goleiro tem que saber jogar com os pés também.

Leia o blog do Marcel Rizzo.

MENON

Sim, é. É muito bom com os pés e com as mãos também.

Leia o blog do Menon.

PERRONE

É um grande goleiro, mas não um fenômeno porque sua diferença para os outros que estão entre os melhores não é fenomenal.

Leia o blog do Perrone.

RAFAEL REIS

Alisson é o melhor goleiro do planeta há duas temporadas. Isso já é um feito enorme para um brasileiro. Mas, mais que isso é puro oba-oba.

Leia o blog do Rafael Reis.

RENATO MAURÍCIO PRADO

Na minha opinião, Alisson é o melhor goleiro do mundo, no momento. Mas resisto ainda a chamá-lo de fenômeno. É excelente, sem dúvida. Mas Julio César também já teve o seu momento de melhor do mundo e não acho que tenha sido um fenômeno. Foi mal nas Copas que disputou como titular. Vamos ver Alisson no próximo Mundial. Na Rússia, não fez a diferença.

Leia o blog do Renato Maurício Prado.

Acha que ele caminha pra ser um dos melhores goleiros brasileiros da história?

ANDRÉ ROCHA

Sim, mas aqui para subir de patamar no imaginário popular tem que vencer Copa do Mundo.

ANDREI KAMPFF

Sem dúvida, mas acho que pra isso ainda precisa construir uma história na seleção. A dele no Liverpool já está se tornando gigante.

BENJA

Sim, em termos de títulos pode até superar todos os outros.

BOLÍVIA

Quando ele atuava pelo Internacional, ainda era muito contestado, mesmo na Seleção. Evoluiu demais nos últimos anos. Se mantiver esse nível, pode sim entrar para essa galeria.

JUCA KFOURI

Se fechar o gol brasileiro numa Copa do Mundo terá caminhado para a posteridade.

JULIO GOMES

Aí a concorrência é grande. E todos sabemos como, aqui no Brasil, a Copa do Mundo conta pontos demais. Para entrar nesse panteão, vai precisar ganhar uma Copa. Infelizmente, é assim que funciona. Mas tecnicamente está em um não-tão-restrito grupo de grandes goleiros da nossa história.

MARCEL RIZZO

Sim. Chegou ao topo na Europa, o que não é fácil para goleiros brasileiros. Independentemente de o que fizer na seleção, será um dos melhores da história.

MENON

Já é.

PERRONE

É possível, mas hoje ainda está muito distante de nomes como Leão e Gylmar dos Santos Neves.

RAFAEL REIS

Alisson é o melhor goleiro do planeta há duas temporadas. Isso já é um feito enorme para um brasileiro. Mas, mais que isso é puro oba-oba.

RENATO MAURÍCIO PRADO

Terá que ganhar uma Copa, pra se igualar a Taffarel e Marcos e entrar para a história.

Alisson já pode ser comparado com nomes como Taffarel, Dida, Marcos, Rogério e Julio César? Em que lugar da prateleira com esses ex-goleiros você o colocaria?

ANDRÉ ROCHA

Tecnicamente é superior a todos, pela evolução contínua na formação e preparação dos goleiros. Mas em tamanho precisa brilhar e vencer uma Copa do Mundo.

ANDREI KAMPFF

Pra mim, Taffarel é o maior goleiro da história da seleção, pelos feitos e pelo nível técnico que apresentou. Mas Marcos e Rogério são eternos na história de seus clubes, com Marcos ainda brilhando em 2002 com o Brasil. Hoje, Alisson tem horizonte para se tornar o maior de todos, com história em clube e seleção, mas o Brasil precisa ajudar.

BENJA

Está na mesma prateleira, mas em termos de Europa pode ultrapassar todos dessa lista. O problema fica apenas em conquistar uma Copa do Mundo com a seleção brasileira!

BOLÍVIA

Tecnicamente, hoje pode ser equiparado. Acho que ainda falta ganhar títulos grandiosos pela Seleção, o que, claro, não depende só dele.

JUCA KFOURI

E precisa comer muito feijão para ser Taffarel ou Marcos. Já é do tamanho de Dida e de Júlio César. Rogerio Ceni é outro departamento.

JULIO GOMES

Pode chegar lá. A qualidade, a meu ver, é gigante, maior até do que alguns dos citados, como Rogério Ceni. Talvez, à exceção de Júlio César em 2010, nenhum dos citados foi "o melhor goleiro do mundo" —como Alisson é hoje. Mas isso também depende bastante da concorrência. Ele ainda está jogando, é necessário encerrar a carreira para podermos fazer um balanço. Creio que, daqui a alguns anos, poderemos colocá-lo neste seleto grupo nem problemas.

MARCEL RIZZO

Taffarel teve carreira interessante na Europa e ganhou a Copa de 94, o considero o melhor brasileiro. Ainda. Se Alisson se firmar como um dos melhores na elite europeia, pode passar Taffarel.

MENON

Em termos de seleção, ele está abaixo de Marcos, que fez um Mundial extraordinário. Também é inferior a Taffarel, que foi o dono da posição em três Copas. Em compensação, não levou sete gols em uma partida. Se pensarmos em goleiro inovador, perde para Ceni, que tem sete assistências e mais de cem gols marcados.

PERRONE

Entre esses, tecnicamente, vejo Alisson abaixo de Marcos e Dida. E acima de Rogério, Júlio César e Taffarel.

RAFAEL REIS

O camisa 1 do Liverpool ainda não pode ser comparado aos grandes da posição neste século, como Buffon, Casillas e Neuer, e nem aos maiores arqueiros brasileiros de todos os tempos. O primeiro motivo é que ele não é revolucionário: Neuer já fazia o papel de goleiro líbero no começo da década e Chilavert e Rogério Ceni já brilhavam com os pés nos anos 1990. A outra razão é que seu auge ainda é muito curto e só inclui uma grande conquista (a Liga dos Campeões de 2018/19). Ou seja, o tempo irá dizer se Alisson merece um lugar no hall dos grandes camisas 1 da história. Por enquanto, não merece.

RENATO MAURÍCIO PRADO

Está entre os melhores, mas, pra mim, ainda uma prateleira abaixo dos campeões mundiais.