Topo

Vanderlei fala em aprendizado na chegada ao Grêmio e exalta 'novos ares'

Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

20/01/2020 19h03

Vanderlei chega ao Grêmio com um ano de aprendizado fresco na memória. Hoje (20), ao ser apresentado oficialmente, o goleiro disse que o ano como reserva no Santos serviu para rever conceitos e ainda exaltou a mudança de ares. Dono da camisa 27 em Porto Alegre, ele prefere evitar comparações e vai com calma ao falar da disputa com Paulo Victor e Julio César.

Aos 35 anos, Vanderlei assinou contrato com o Grêmio até o final de 2021. O vínculo poderá ser renovado por mais uma temporada, em caso de metas atingidas ao longo do segundo ano.

"Novos ares, motivação nova. A gente vive disso, o futebol é isso. A gente treina muito para ganhar oportunidade e corresponder. Esse período sem jogar foi um aprendizado, rever conceitos e voltar com tudo. (Vou) Pegar cada treinamento para evoluir. Tenho certeza que 2020 será um grande ano para todos. Para o clube, a mim, para todos da instituição", disse Vanderlei.

A contratação do goleiro aumenta a disputa pela titularidade. Vanderlei vai brigar com Paulo Victor, no Grêmio desde 2017, e Julio César, contratado no início do ano passado.

"Não tem nem o que falar, é uma camisa pesada e clube organizado. Todo atleta quer jogar aqui, brigando por todos os títulos. É um desafio que encaro da melhor forma, não pensei duas vezes e fiz todo esforço para estar aqui. Fazer uma história bonita aqui. Aqui tem grandes goleiros, independente do que se fala na imprensa ou não, mas são grandes goleiros. Vou procurar meu espaço no dia a dia e dar meu melhor para valorizar todo esforço que o Grêmio fez", comentou o goleiro.

Por fim, Vanderlei evitou comparações com Marcelo Grohe ou o rótulo de substituto do ídolo, atualmente no Al Ittihad, da Arábia Saudita.

"Comparações são complicadas. O Grohe fez temporadas espetaculares, toda a trajetória que ele construiu aqui. Tudo que conquistou. Quantos e quantos títulos, sendo jogador decisivo. Não gosto de comparação, é preciso buscar a própria história. Ir degrau a degrau. Procurar fazer a nossa história. A história do Grohe já está marcada, preciso procurar a mim aqui. O Grêmio teve Grohe, Danrlei, Mazaropi", citou.

Vanderlei é o quarto reforço do Grêmio confirmado em 2020. Antes, o clube já apresentou Victor Ferraz e Lucas Silva. Luis Orejuela, emprestado pelo Cruzeiro, também foi anunciado.