Topo

Evra revela que Liverpool se desculpou por episódio racista de Suárez

Patrice Evra anunciou a aposentadoria do futebol em 2019 - PAUL ELLIS/AFP
Patrice Evra anunciou a aposentadoria do futebol em 2019 Imagem: PAUL ELLIS/AFP

Do UOL, em São Paulo

20/01/2020 17h28

Em 2011, Patrice Evra viveu um episódio racista durante uma partida entre o Manchester United, seu clube da época, e o Liverpool. Na ocasião, Luis Suárez o chamou várias vezes de "negro" dentro das quatro linhas e a punição foi uma multa de 40 mil libras e oito partidas de suspensão ao uruguaio. Nove anos depois, o ex-jogador contou que recebeu um pedido de desculpas.

Em entrevista ao Sky Sports, Evra contou que Peter Moore, CEO do Liverpool, foi o responsável pela carta em nome do clube inglês.

"Recebi uma carta pessoal de Peter Moore e isso me comoveu. Ele me disse que esperava que não fosse tarde demais, porque o incidente aconteceu há nove anos. A carta me tocou o coração, estive durante muito tempo muito decepcionado", disse o ex-jogador.

"Agora posso ver pessoas realmente honestas trabalhando para esse clube, e agora tenho um pouco mais de respeito pelo Liverpool, porque lutam contra um problema para a raça humana", completou.

Feliz por ter recebido o pedido de desculpas, mesmo tantos anos depois do ocorrido, Evra ainda aproveitou para brincar com Peter Moore: "Estava contente com a carta, mas disse a Moore: 'Espero que não ganhe o Campeonato Inglês'. Essa carta tem um grande valor para mim, porque ambos os clubes têm uma grande rivalidade, e o Liverpool demonstrou que é um time de primeira classe", disse.

Na época, o Liverpool considerou a punição dada a Suárez exagerada, e na partida seguinte todos os jogadores usaram uma camiseta com o rosto do atacante estampado. Além disso, no jogo em que se encontraram novamente, Suárez se recusou a cumprimentar Evra antes do apito inicial.