Topo

Santos

Em 2019, Santos só atuou duas vezes sem quarteto que deixou o clube

Victor Ferraz disputa lance observado por Gustavo Henrique em treino do Santos - Ivan Storti/Santos FC
Victor Ferraz disputa lance observado por Gustavo Henrique em treino do Santos Imagem: Ivan Storti/Santos FC

Eder Traskini

Colaboração para o UOL, em Santos

19/01/2020 04h00

O Santos perdeu, no mercado da bola, quatro jogadores que foram titulares em boa parte do ano de 2019: o goleiro Vanderlei, o zagueiro Gustavo Henrique e os laterais Jorge e Victor Ferraz. No ano passado, o Peixe só fez dois dos 65 jogos da temporada sem nenhum dos quatro entre os titulares.

Um dos jogos ocorreu no começo do ano, contra o Mirassol, e outro já no final da temporada, diante do Fortaleza. O clube da Vila Belmiro bateu o adversário do interior de São Paulo por 1 a 0, em jogo que marcou a estreia de Everson pelo Santos, e foi derrotado pelo time cearense por 2 a 1.

O goleiro Vanderlei, que acertou com o Grêmio, perdeu a posição para Everson ao longo da temporada, mas antes disso o Peixe chegou a fazer três jogos com os quatro atletas em campo. Em outras 31 partidas, três deles foram titulares do time de Jorge Sampaoli. Ou seja, em mais da metade da temporada, pelo menos três deles atuaram desde o início.

Jorge, que não iniciou o ano à disposição, foi titular durante toda a temporada e só perdeu a vaga já nos cinco jogos finais, depois de se desentender com o atacante Eduardo Sasha. Ele estava emprestado pelo Monaco, da França, e não houve acerto para que ficasse no clube.

O capitão Victor Ferraz também dominou a posição durante 2019, mas perdeu espaço após a chegada de Pará e chegou a somar seis jogos consecutivos no banco de reservas. O Peixe acertou uma troca com o Grêmio pelo também lateral-direito Madson.

Já Gustavo Henrique foi dono da posição durante todo o ano. Ele superou a desconfiança inicial de Sampaoli para se tornar vice-capitão do time e foi o zagueiro que mais atuou durante a temporada. No entanto, o Peixe não conseguiu um acerto para renovar seu contrato que vencia em 31 de janeiro deste ano e ele acabou se transferindo para o Flamengo.

O Peixe reconhece a importância dos quatro durante o ano, mas não crê que tenha problemas em substituir os jogadores com o que já tem em seu plantel. Everson já é o goleiro titular desde a metade da temporada, colocando Vanderlei no banco. Felipe Jonatan é visto como pronto para assumir a lateral, ao passo que Luan Peres e Pará já vinham se estabelecendo como substitutos imediatos dos titulares.

Gustavo Henrique somou 55 jogos no último ano, Victor Ferraz entrou em campo 49 vezes, Jorge fez 35 jogos pelo Peixe na temporada, enquanto Vanderlei foi titular em 24 oportunidades.

Santos