Topo

Grêmio anuncia contratação de Vanderlei, goleiro ex-Santos

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

18/01/2020 10h35Atualizada em 18/01/2020 12h01

O Grêmio anunciou na manhã de hoje (18) a contratação de Vanderlei, goleiro que estava no Santos. O negócio foi selado na sexta-feira, conforme mostrou o UOL Esporte, após acordo com o Coritiba - dono de 40% dos direitos econômicos do jogador. Ele é o quarto reforço do clube gaúcho no atual mercado da bola.

Aos 35 anos, Vanderlei assina contrato de duas temporadas com possibilidade de renovação por mais um ano. As negociações com o jogador estavam encaminhadas há semanas.

Anúncio brinca com o nome

No Twitter, o Grêmio brincou com o nome do novo goleiro. Em mensagem postada minutos antes da nota oficial que anunciou Vanderlei, o clube usou a bandeira da Holanda ao lado de um emoji de assinatura. Na sequência, o clube escreveu Van Der Lei.

A sacada está em reproduzir a preposição que é comum na Holanda. O cognato, uma variação de Von, já serviu para indicar nobreza.

Pagamento ao Coritiba

O Grêmio assumiu pagamento de 200 mil dólares ao Coritiba, conforme mostrou o UOL Esporte. Além disso, o clube gaúcho também irá desembolsar cerca de R$ 3 milhões em negócio com o Santos.

Em Porto Alegre, Vanderlei vai disputar posição com Paulo Victor e Julio César. A dupla terminou 2019 em baixa e ainda tem a companhia de Brenno e Phelipe Megiolaro no elenco principal.

Na quinta-feira, o Grêmio confirmou outra novidade na vida dos jogadores com luvas. Mauri Lima, ex-Corinthians, assumiu a função de preparador de goleiros após a demissão de Rogério godoy.

Antes de Vanderlei, o Grêmio anunciou as contratações de Victor Ferraz, também ex-Santos, Lucas Silva, livre após deixar o Cruzeiro, e Luis Orejuela, emprestado justamente pelo clube mineiro.

O plano do Grêmio é contratar mais um volante, que pode ser Rafael Carioca, do Tigres-MEX, meia e atacante.

Caio Henrique, meia e lateral esquerdo do Atlético de Madrid, está acertado e depende de detalhes burocráticos para ser confirmado.