Topo

Santos

Por que Jesualdo abriu mão, e Santos não terá jogos-treino antes de estreia

Jesualdo Ferreira comanda treino do Santos no CT Rei Pelé - Ivan Storti/Santos FC
Jesualdo Ferreira comanda treino do Santos no CT Rei Pelé Imagem: Ivan Storti/Santos FC

Eder Traskini

Colaboração para o UOL, em Santos

17/01/2020 04h00

Resumo da notícia

  • O Santos não irá realizar nenhum jogo-treino durante a pré-temporada
  • O técnico Jesualdo Ferreira tem focado seus treinos em trabalhos coletivos e vem gostando do que tem visto
  • A intenção é conhecer melhor o elenco e testar jogadores titualares e reservas em mais de uma função
  • Em todos os treinos até aqui o português comandou atividades coletivas, seja em espaço reduzido ou campo todo

Enquanto dois dos maiores rivais do Santos disputam a Flórida Cup — Corinthians e Palmeiras — como parte da preparação para a pré-temporada, o Peixe segue apenas treinando no CT Rei Pelé. E mais: não fará nenhum amistoso ou jogo-treino antes da estreia no Campeonato Paulista.

O técnico Jesualdo Ferreira abriu mão de realizar os jogos que eram bastante comuns no ano passado, quando Jorge Sampaoli, durante boa parte do ano, agendava jogos-treino para os reservas que não atuaram no jogo imediatamente anterior.

Ao contrário do argentino, Jesualdo é um adepto dos trabalhos coletivos. Em todos os treinos do português até aqui, ele comandou coletivos, a maioria 11 contra 11, alternando entre espaço reduzido e campo todo.

O desempenho dos atletas do elenco santista tem agradado e o português ainda pode utilizar os atletas do Santos B, que se apresentaram na última segunda-feira para mesclar nas atividades.

"Professor Jesualdo, diretoria e todo sistema envolvido planejaram isso há um tempo. Sabem o que estão fazendo. Não precisa necessariamente fazer jogos-treino. Aqui dentro dá para fazer entre nós, com o sub-20... De repente similar a um jogo-treino. A pré-temporada foi bem montada, Jesualdo estudou bastante e sabe o que está fazendo", afirmou o lateral direito Madson, novo reforço santista apresentado ontem (16).

Jesualdo é um grande fã de trabalhos táticos. Desde que acertou com o Santos, o português vem falando em focar no trabalho em campo e aperfeiçoar aquilo que o time já fazia bem na época de Sampaoli. Para ele, os trabalhos físicos são importante, mas não prioridade.

Assim como os jogadores estão agradando ao treinador, os atletas também estão satisfeitos com as atividades propostas pela comissão técnica de Jesualdo Ferreira. Além dos coletivos diários, o português comandou um trabalho técnico de finalizações que recebeu elogios de parte do elenco.

Ainda em processo de conhecimento de elenco, Jesualdo tem testado atletas em diversas posições e com diferentes funções. A estreia do Santos na temporada acontece no dia 23 de janeiro, quinta-feira, às 19h15, quando recebe o Red Bull Bragantino na Vila Belmiro, pela primeira rodada do Campeonato Paulista.

Santos