Topo

Fluminense

Quem é o "atrevido" canhoto Michel Araújo, reforço uruguaio do Fluminense

Caio Blois

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

17/01/2020 04h00

O Fluminense foi ao mercado da bola em busca de contratações baratas e com potencial de crescimento. Dentro do perfil de reforços, o Tricolor fez duas apostas na América do Sul: o atacante peruano Fernando Pacheco e o meia-atacante uruguaio Michel Araújo. O primeiro já foi anunciado e conheceu as instalações do clube. Já o segundo chegou ao Rio de Janeiro, na noite de ontem (16), e ainda é um pouco desconhecido dos torcedores.

O UOL Esporte entrevistou jornalistas que acompanham o futebol uruguaio para saber mais informações de Araújo. E o meia-atacante de 23 anos, que custou R$ 3 milhões ao Flu, foi bastante elogiado por eles. Houve uma unanimidade sobre o canhoto: é um jogador muito atrevido.

"É um jogador muito bom tecnicamente. É muito difícil tirar a bola dele. É muito habilidoso e veloz, parte para cima na maioria das jogadas. Muito objetivo, também. Sabe cabecear e finaliza bem. Ele é um desses jogadores que não se veem tanto, muito atrevido, não para de driblar e ir para cima do marcador", declarou Gonzálo Gabriel, da Rádio Universal.

As características de Michel são um pouco diferentes do que o Tricolor possui no elenco. Jogador de pisada na área e boa finalização, ele pode atuar tanto pelas pontas como no meio-campo. E foi até improvisado de centroavante, como um falso 9.

"É um jogador muito bom. Apesar de seu time ser limitado e ter sido rebaixado, ele foi um dos grandes destaques do Campeonato Uruguaio. O melhor jogador dos times pequenos com toda certeza. É canhoto, muito técnico, habilidoso, veloz e versátil. Pode jogar no meio, nas pontas e atuou até improvisado como centroavante. Foi bem na função, porque briga muito, ganha duelos na cabeça. É raçudo", opinou Carlos Bardackian, da Radio Oriental 770.

O aspecto financeiro também foi ressaltado pelos jornalistas uruguaios, que confirmaram o interesse dos gigantes Nacional e Peñarol no jogador. A dupla de Montevidéu, entretanto, tem bons jogadores em sua posição e não tratou a contratação como prioridade. Um erro, de acordo com os especialistas.

"É um ótimo jogador. Foi uma boa contratação do Fluminense. Algumas pessoas acreditam que ele pode ter dificuldades ao mudar de patamar, pois sairá de um pequeno, mas eu não penso assim. Ele sempre joga melhor em partidas grandes, é corajoso e vai para cima dos marcadores, sejam eles quem forem. É atrevido, habilidoso e pode brilhar no futebol brasileiro. Certamente teria espaço no Peñarol ou no Nacional, que podem se arrepender disso. É um dos melhores jogadores que saíram do Uruguai para o Brasil nos últimos anos", afirmou Rafael Castillo, do jornal El Heraldo.

Na última temporada, Araújo marcou seis gols e deu cinco assistências em 32 jogos. O meia perdeu algumas partidas enquanto tratava de sua renovação de contrato, que se encerrava durante o Torneo Clausura do Uruguai.

Fluminense