Topo

Grêmio faz reforma geral e fica apenas com auxiliares na pré-temporada

Rogério Dias, preparador físico, foi demitido após oito dias de pré-temporada em Porto Alegre - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Rogério Dias, preparador físico, foi demitido após oito dias de pré-temporada em Porto Alegre Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

16/01/2020 04h00

O Grêmio realiza uma reforma geral na comissão técnica em meio à pré-temporada de 2020. Com as demissões de Rogério Dias e Rogério Godoy, preparador físico e preparador de goleiros, respectivamente, o clube gaúcho chegou a oito alterações no departamento de futebol e o período de preparação para o resto do ano é comandado por auxiliares. Os interinos devem tocar o dia a dia até domingo.

Renato está no Rio de Janeiro, em licença médica após realizar cirurgia no coração, e ressume as funções na segunda-feira. Na quarta (22), o Grêmio estreia no Gauchão contra o Caxias.

Segundo apurou o UOL Esporte, o treinador sabia das demissões, tanto as primeiras quanto às mais recentes, antes de ser liberado para encarar a chamada ablação para corrigir arritmia cardíaca. A decisão partiu do Conselho de Administração, órgão máximo de gestão do Grêmio.

O argumento do Grêmio é reformulação com direito a novos métodos de trabalho. A decisão, contudo, pegou a maioria da comissão técnica de surpresa. O elenco também. Principalmente por ter ocorrido com a pré-temporada em andamento. A diretoria do clube gaúcho justifica que os desligamentos ocorreram agora em virtude de agenda. Antes, as férias barravam as trocas e depois houve demandas mais urgentes.

Sem Rogério Dias, que estava no cargo de preparador físico principal desde 2015, os treinos físicos serão comandados por Mário Pereira e Gabriel Gindri Alves, auxiliares da comissão técnica permanente.

Na ausência de Rogério Godoy, promovido ao elenco principal em 2012, a preparação de goleiros do Grêmio fica sob comando de Enio Oliveira.

Alexandre Mendes, auxiliar técnico de Renato Gaúcho, comanda treino na pré-temporada - Lucas Uebel/Grêmio FBPA - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Renato já tem sido substituído por Alexandre Mendes e Victor Hugo Signorelli, auxiliares do treinador. É a dupla quem orienta treinos técnicos e táticos no CT Presidente Luiz Carvalho.

Departamento médico também muda

O Grêmio levou a cabo a reforma geral em duas partes. Na primeira, quatro profissionais foram desligados e depois houve demissão de um trio. Entre as duas levas de saídas, o departamento médico passou por uma mudança menos sonora. Saul Berdichesvki, diretor médico, deixou o cargo político.

A função deverá ser dividida entre Ciro Simoni, Richard Gruski e Carlos Galia. O trio manterá Márcio Dornelles e Paulo Rabaldo como médicos do clube em 2020.

Assessor saiu após bate-boca com Novelletto

João Paulo Fontoura, assessor de imprensa, foi demitido e não ouviu justificativas. O Grêmio sustenta a decisão com a ideia de que planejava renovar o quadro funcional, contudo o episódio envolvendo o jornalista e Francisco Novelletto, atualmente vice da CBF, pesou.

Na final do Gauchão de 2019, Fontoura bateu boca com Novelletto, então presidente da FGF (Federação Gaúcha de Futebol). À época, a demissão do assessor foi rechaçada por Renato, que bancou a permanência do funcionário. Agora, o caso voltou a ser considerado pela diretoria na avaliação da reforma.

Guilherme Oliveira, ex-Cruzeiro, assumiu a função de nutricionista e Marco Aurélio Melo, ex-São Paulo, foi contratado para o cargo de fisiologista. Na próxima semana, o Grêmio deverá anunciar os substitutos dos demais demitidos.

Sem vice de futebol ainda

Desde a metade de dezembro, o cargo de vice de futebol é acumulado por Romildo Bolzan Jr. O presidente substitui temporariamente Duda Kroeff, que entregou a função após o Brasileirão.

Além de Kroeff, também deixaram o vestiário Deco Nascimento e Alberto Guerra, diretores de futebol que assumiram em 2018. Não existe previsão de quando o substituto definitivo do vice de futebol será definido.

Confira todas as saídas no departamento de futebol do Grêmio em 2020

Katiuce Borges, nutricionista
Henrique Valente, fisioterapeuta
José Leandro, fisiologista
Rafael Gobbato, fisiologista
João Paulo Fontoura, assessor de imprensa
Rogério Dias, preparador físico
Rogério Godoy, preparador de goleiros
Saul Berdichesvki, diretor médico